COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 Dicas para arrasar nas entrevistas! parte 1

5 Dicas para arrasar nas entrevistas! parte 1
Maricy Martins
jul. 17 - 3 min de leitura
010

Está preocupado com as entrevistas?

Não se preocupe, leia as dicas de entrevistas que preparamos para vocês arrasarem!

Quando iniciamos nossa jornada de trabalho, a vontade é termos um “grilo falante” dentro da cabeça para nos dar os “spoilers” e dicas das respostas certas a darmos às perguntas capciosas de um processo seletivo, né?

Pois é, mas infelizmente isso não é possível... Contudo, se você ler este artigo, e 5 dicas para arrasar nas entrevistas! parte 2 vai descobrir 5 dicas valiosas que poderão fazer a diferença entre ser ou não contratado.

   1ª) Cultura

Uma empresa é diferente da outra e cada uma funciona com um organismo vivo, com suas demandas, deveres e prioridades, mas principalmente com seu propósito de existir e seus valores. Então, o primeiro passo que você deve dar ao se candidatar a um processo seletivo de uma organização é conhecê-la, antes mesmo da seleção. Como? Há várias formas: leia seu site oficial, pergunte aos seus amigos e colegas que já trabalharam lá ou a conhecem de mercado; faça buscas na internet sobre artigos publicados, entre em suas páginas nas redes sociais...

"Não adianta 'estar por estar' em um lugar, em uma situação ou seleção: tome as 'rédeas' e signifique pra você mesmo o que , o porquê e onde quer estar".

   2ª) Aderência de valores

Depois que você conheceu um pouco mais sobre a instituição, é importante tentar entender se os valores, a causa e os motivos que a movem têm aderência aos seus. É claro que em termos práticos, muitas vezes não temos essa oportunidade de escolha, já que precisamos de trabalho e dinheiro para sobreviver, mas se conseguirmos "escolher" a empresa que queremos trabalhar será o melhor dos mundos para ambos os lados. Neste momento, deve ficar claro para você como você poderia contribuir com a empresa através dos seus valores.

"Quando trabalhamos com "o que" e "onde" gostamos, não é trabalho, é prazer"...

   3ª) Sinceridade/Transparência

Há muitos selecionados por aí que "vendem" a ideia para os candidatos de que um cv mais "marqueteiro" ou de um "discurso" mais "vendável" na entrevista e os orientam a falar "isso" ou tirar "aquilo" do curriculo. Pessoal, pensa a pior situação que pode ocorrer numa seleção... Pensou? Se pensou em ser pego na mentira, acertou!!! Sem entrar no mérito do que é certo ou errado, o fato é que o entrevistador (e tenham certeza que ele está preparado para descobrí-la) não terá confiança em selecionar alguém que já no primeiro contato não foi verdadeiro. Seja sincero, relate sua experiência com verdade e sem medo. Além disso, lógico e principalmente, não deixe de colocar os pontos positivos que você tem; isso não é se gabar, isso é se apresentar a alguém que precisa te conhecer para avaliar se faz sentido ou não o seu perfil naquela seleção. 

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...

continua no próximo artigo... clica aqui


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você