COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COACH CARTER

COACH CARTER
Zhang Yi Ling
jan. 24 - 5 min de leitura
000

 

Esses dias assistir um filme que retrata basicamente sobre disciplina, fala sobre a história, baseada em fatos reais de Ken Carter que foi do time de basquete de Richmond e chegou à seleção em 1972.

O filme começa com o atual time de Richmond sendo derrotado pelo St Francis, e o time perdedor começou a brigar no vestiário para ver de quem era a culpa daquele fracasso. Uma clara visão de que aquele não era um time unido e nem tampouco treinado para vencer. E é nesse cenário caótico que o treinador White convida Carter para assumir o seu lugar e mudar essa realidade.

Carter começa o treinamento disciplinando aqueles jovens, impondo uma série de regras:

1 – O treino começa às 15h00.

2 – Todos devem ser tratados como senhor, um termo de respeito.

3 – Todos devem assinar o contrato com os termos que devem ser seguidos se quiserem ter sucesso. Uma das cláusulas diz que devem manter uma média de 2,3 nas notas escolares, assistir todas as aulas e sentar nas mesas da frente.

4 – Se houve atrasos para chegar no treino, todo o time terá que correr ou se houver atitudes de desrespeito para com o treinador, todos terão que fazer exercícios a mais de flexão.

Até o seu próprio filho que está na St Francis, melhor escola para se estudar até então, quis ser transferido para Richmond e jogar no time de basquete treinado pelo pai. A firme decisão, fez o pai aceitar a proposta. E disse ao filho:

Amadurecer é tomar suas próprias decisões e aguentar as consequências.

A disciplina ajuda os jovens a praticar hábitos bons, e ter uma rotina extraordinária que gera frutos no desempenho dos jogos.

Eu identifiquei que o treino que o carter dá aos jovens é um treino para a vida, um treino de mudança de mindset. Uma transformação de vida dos jovens, onde estão rodeados por um ambiente de crimes.

Todos possuem deveres e obrigações, pois nada é de graça e transgressões resultam em penalidades. Também destacou a importância quanto a forma de falar e se vestir, fazendo com que eles se vissem de uma forma melhor. E, principalmente, mostrou como cada um é responsável pelos seus próprios atos.

E toda aquela punição de correr (chamado suicídio no basketball), e flexão, na verdade estava treinando fisicamente o time. Ao mesmo tempo que o disciplinava. E educava para seguir regras estritamente com punição se não for assim.

Carter diz aqueles jovens que a partir de hoje jogarão e agirão como vencedores. E o mais importante é que serão vencedores. Se ouvirem e aprenderem, começarão a ganhar os jogos. E vencer aqui é a chave para vencer lá fora. Um comportamento de campeão. E não mais de moleque. E aqui vemos um elemento do empoderamento e eliminação de crenças limitantes.

Carter levanta algumas questões:

Como devemos lidar com a gestão de pessoas com diferentes visões?
Como encarar desafios que parecem fadados ao fracasso?
Qual o melhor caminho e direção para transformar esta realidade e alcançar o sucesso?

E toma uma atitude radical para salvar aqueles jovens que não estavam indo a aula e os que iam estavam desempenhando aquém do esperado. Deu foco e prioridade para eles melhorarem essas notas. Afinal, é através do estudo que aqueles jovens da zona de vulnerabilidade, poderiam ter uma chance de sucesso na vida e ser alguém diferente de um criminoso e morrer pelo crime.

Com o excelente trabalho e impacto positivo na vida dos jovens, abaixo eu transcrevo o que eles falaram para o treinador Carter:

 

Nosso maior medo não é de sermos rejeitados. Nosso maior medo é de sermos poderosos além da compreensão. O que mais nos assusta é a nossa vida e não a escuridão. Não devemos nos encolher e sermos submissos para que gostem de nós. Devemos brilhar como as crianças. Isso está dentro de todos e não apenas de alguns. E brilhando, faremos com que outras pessoas sigam nosso caminho, pois nos libertaremos dos nossos próprios medos. Nossa presença automaticamente libertará os outros. Senhor, eu só quero dizer obrigado. Você salvou a minha vida.

Em suma, o filme retrata o trabalho em equipe, educação, desenvolvimento humano, empatia, e persistência. 

Você pratica algum esporte? Os efeitos dele reverberaram em outros campos da sua vida? Comentem abaixo :) 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você