COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é a Criatividade...

O que é a Criatividade...
Maurício Grandi
jul. 31 - 10 min de leitura
040

Hoje em dia, a Criatividade está cada vez mais sendo falada e mais pessoas querendo usá-la em suas vidas profissionais e pessoais. Deixo aqui uma curiosidade, Criatividade é algo possível para cada pessoa.

No alt text provided for this image

Muitas pessoas acreditam que a Criatividade é como se fosse um dom recebido e não pode ser treinado ou melhorado. Engana-se quem pensa assim. E sabe por quê? Todos temos um ser humano mais criativo do mundo dentro de si mesmo, no meu caso, o mini grandi, ou a minha criança interna.

No alt text provided for this image

Quando nascemos, já chegamos criativos ao mundo, só ver as criações e brincadeiras que uma criança inventa desde seu nascimento. Isto se chama, "liberte seu filtro". Quando ficamos mais velhos, existem situações as quais vão escondendo nossa capacidade criativa por diversos motivos, porém ela continua dentro de nós.

Desde o início dos tempos existem os problemas. E para eles, existem as soluções, porém ninguém nunca parou para pensar de onde surgem as ideias para resolver os problemas. Vou ajudar um pouco.

Quando, por exemplo, você está no banho lavando o cabelo e acaba o shampoo, o que faz? Sabonete? Espuma do que restou? Só água mesmo? Independente de qual resposta der, todas são possibilidades criativas para um problema, no caso, lavar o cabelo.

No alt text provided for this image

Para isso, devemos acessar as ideias em nosso cérebro para trazer uma resposta a um questionamento e problema no qual queremos resolver, independente das características dele. Para isso, usamos a Criatividade.

Sim, toda mente é criativa e a sua pode voltar a ser assim também. Toda ideia é possível de imaginar, porém as vezes fica mais difícil de racionalizar ou colocar em prática, por isso, estimulo você a ter diversas ideias possíveis e depois colocá-las no papel para verificar a mais possível de conseguir agir. E como?

Quando você precisa encontrar uma solução, use quatro ferramentas: 

  • imaginação, criação, possibilidades e conclusão. 

Existem técnicas onde você desenvolve muito uma idéia, seleciona de uma a duas das melhores e depois vai desenvolver soluções para elas, selecionando uma ou duas das melhores também, para no fim começar a aplicar. Quanto mais ideias tiver melhor, e elas devem ser conclusivas o suficiente para agir.

Além disso, muitos estudiosos e gênios criativos, do presente e do passado, usam a 

No alt text provided for this image

...regra do pense infinitamente no problema primeiro para depois ir à solução...

algo que eu também recomendo. Se você souber como resolver, agir será mais fácil e criar também. Por isso, sempre tire bastante tempo para pensar no problema e como resolvê-lo.

Mas, deve estar se perguntando, uma ideia, uma solução de problema, uma criatividade para o quer que seja, aparece do nada? As vezes sim, e outras não. Está tudo bem não ter uma ideia do zero, ficará tudo bem. 

No alt text provided for this image

A Criatividade é uma das áreas mais expansivas da mente pois você pode conectar suas ideias, suas experiências, seus repertórios, seu humor, suas vivências, sua capacidade intelectual, seus estudos, suas ações. Melhor eu parar, se não o texto fica só nisso. Como eu disse, para ter Criatividade, basta imaginar e muitas vezes, conectar uma ideia com outra. E está tudo bem em ter ideias quase impossíveis, pois com outra ideia mais possível, você pode chegar a uma ideia final viável.

A viabilidade de ideias se dará através da aplicação na prática, pois ideias todos temos, porém aplicá-las e fazer algo com elas, é raro e difícil pois a Criatividade admite tudo, menos ideias sem aplicação. Ah, mas se você tiver dificuldade em aplicar, pesquisa assuntos parecidos, estuda, se prepara para a sua ideia ser colocada na prática. E existem ferramentas para isso.

No alt text provided for this image

Por exemplo, no meu caso, a minha Criatividade aparece muito quando estou fazendo algumas atividades específicas como estudando, lendo, cozinhando, jogando video-game e ouvindo música. As vezes a solução na qual você precisa vêm de um momento de "relaxamento" mental, onde você nem imaginava pensar no que precisava resolver ou criar.

A imaginação aceita tudo, assim como o papel e a prática irá direcionar para onde ir. E também, com a solidez do entendimento do problema no qual quer resolver, a mudança de caminho, se necessário, será mais rápida e assertiva, por isso, recomendo para você:

  1. Expanda a mente: imagine, crie, se coloque no problema, se afaste do problema, veja situações, converse com pessoas, durma, tome banho. Todas as possibilidades para imaginar são válidas, sempre lembrando que deve escrevê-las e depois decidir as melhores para aplicar.
  2. Sempre tenha um caderno de notas com você, de papel. Ah, mas não quero carregar! Então, se comprometa a ter um bloco de notas no celular, eu uso um app para isso. Ideias no papel têm a possibilidade de serem aplicadas, ideias na mente têm a possibilidade de serem ocultadas. 
  3. Relaxe e tenha momentos de tranquilidade. A mente limpa e tranquila, além de fazer bem à saúde, traz mais ideias criativas e pode resolver àquele problema complexo no qual não estava conseguindo resolver.
  4. Pense como a sua criança interna. Ela é quem pode trazer diversas respostas e te ajudar com o que precisa. Já parou para pensar como ela resolveria determinado problema de negócios o qual está passando? 
  5. Viva a vida! Isso mesmo, viva a vida! Temos muitas oportunidades de novas ideias à nossa frente, pelo que já aconteceu, pelo que aprendemos, enfim, na vida. Só se cria ideias, quando se absorve outras ideias.
  6. Após ter as ideias, esconda o papel ou o bloco de notas do celular por um dia. Neste tempo faça outras coisas e tente não pensar no que precisa resolver. Dia seguinte, veja tudo novamente e decida agir ou criar novas opções.
  7. Dica bônus na qual funciona para mim e recomendo para você. Leia! A leitura é uma das melhores ferramentas para a criação de ideias. Quando você se depara com o texto, a mente começa a imaginar o que está sendo dito ou a refletir sobre ele. Por isso, quanto mais ler, melhor para a sua mente criativa.

As ideias e suas teorias foram faladas e agora, vamos a aplicação prática.

No alt text provided for this image

Na internet você vai encontrar diversas ferramentas para expandir a mente, ter mais ideias, organizá-las, desenvolver o conhecimento criativos, enfim, diversas opções relacionadas à própria Criatividade, Inovação, Comunicação, Marketing, Vendas, Negociação, Design Thinking, etc, todas áreas na qual tiveram origem na Criatividade.

Você pode usar a qual achar melhor, porém recomendo aqui duas fáceis ferramentas e minha grandi metodologia exclusiva para vocês terem novas ideias, buscarem novas formas de fazerem negócios, oportunidades de divulgação, ganhar dinheiro trazendo ideias para a prática, descobrir quem é o cliente ideal e como trazer mais vendas à sua empresa ou trazer mais ideias à sua vida.

1: 5W2H - Esta técnica é uma tradicional ferramenta dos negócios onde através da resposta de 7 perguntas simples: What (o que?); Why (por quê?); Where (onde?); When (quando?); Who (por quem?); How (como?); How much (quanto vai custar?), você responderá e vai ver um caminho de onde pode seguir. 

No alt text provided for this image

2: Lean Canvas - Técnica do segmento de startups e empresas ágeis, esta tabela, coloca 9 áreas de desenvolvimento para você responder e entender melhor ainda sua ideia ou possibilidade de negócios. E normalmente após concluir, muitas startups já começam a colocar em prática o que foi escrito nela.

3. mini grandi - Minha grandi técnica exclusiva é uma possibilidade pois eu peguei mais de 17 ferramentas de mercado das mais diversas áreas e compilei conforme a necessidade do meu contratante da palestra ou do cliente da consultoria. Por exemplo, como acima, uma delas é grandi 5W2H pois eu ficava incomodado com as sete perguntas, sem ter um problema definido, para onde queria ir, seja criar um novo produto ou serviço, trazer mais clientes, ganhar dinheiro vendendo mais, posicionar melhor o produto no mercado, e aí incluí outra ferramenta, a validação de problemas junto, para ter problema inicial e solução possível unidos.

Aproveitando a nossa grandi conversa, eu coloco uma ferramenta bônus abaixo, para você entender e preencher depois quando ler todo meu artigo, o SWOT, ferramenta essencial no Marketing.

No alt text provided for this image

Ela traz 4 essenciais áreas para você entender seu negócio ou possibilidade frente às qualidades (S), defeitos (W), boas coisas que o mercado pode te ajudar (O) e coisas que o mercado pode te atrapalhar (T). 

As ideias existem para serem aplicadas na vida e nos negócios, por isso, peço um grandi favor, tenha quantas mais você conseguir, conclua em ideias possíveis, traga suas experiências para ajudar, sempre coloque no papel e aplique na prática, uma, duas, três, as vezes necessárias para ter um problema resolvido por uma ideia viável, trazendo sempre mais retorno, seja financeiro ou de vida.

No alt text provided for this image

Para mim, a Criatividade é a "capacidade inata do ser humano em solucionar problemas através de uma visão diferente da convencional"

Chique né? Nada mais é do que uma área essencial para resolver um problema com uma solução diferente do comum, algo tão fácil e prático quanto isso.

E para você, o que é a Criatividade?

 

grandi obrigado

Maurício Grandi - Palestrante e consultor em Criatividade

+55 11 99548-8814 | grandi.mauricio@gmail.com | @grandicriatividade linktr.ee/grandicriatividade

 

Fotos e documentos por: Acervo Próprio, Pexels, Sebrae e Unsplash


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você