COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

criatividade, a origem da inovação

criatividade, a origem da inovação
Maurício Grandi
jul. 5 - 5 min de leitura
010

O ser humano tem ideias desde o início do mundo e, sempre destas ideias surgiram coisas novas, processos melhorias e invenções as quais eram uma forma para um caminho diferente à solução. 

A cada momento na empresa, deve ser a analisado o caminho para onde quer ir, sempre sabendo qual metodologia e ferramenta utilizar, através sempre de métodos consolidados e reconhecidos.

Nisso vemos a inovação, uma área para trazer respostas de forma operacional. Forma da melhoria contínua para o sucesso dos negócios, produtos e serviços. Ela ficou mais reconhecida depois da globalização, revolução industrial, trazendo um processo essencial às empresas, seja em processos, pessoas ou produtos. 

white box on white table

Preâmbulo feito, quero te fazer uma pergunta: você sabe de onde surgiu a inovação? E quais são as bases dela para ser trabalhada como é hoje? Não? Tudo bem, abaixo vou te apresentar a origem da inovação e de todos os outros processos para a solução de problemas e geração de ideias, a Criatividade.

Área essencial para a vida e para os negócios, a Criatividade é a base de tudo, seja Inovação, Design Thinking, Publicidade, Marketing, enfim, onde há um problema, é ela quem está lá para resolver. Uma oportunidade em desenvolvimento e reconhecimento, é uma área cada vez mais necessária e presente na vida dos empresários, pois quem não tem um problema, não é mesmo?

Estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que a Criatividade é a terceira área essencial nas habilidades comportamentais para negócios e vida, assim é de extrema importância acessar a sua.

E como acessar? 

Pode começar observando referências e trazendo inspirações. Como Einstein já dizia: se você tiver um problema para resolver, fique 90% estudando o problema e 10% focando na solução. Para isso a Criatividade tem seus estudos e suas possibilidade, e ainda conta um adicional essencial, ela também traz métodos para a solução de problemas.

Como assim? Ela nada mais é do que: "a capacidade inata do ser humano em solucionar problemas através de uma visão diferente da convencional", ou seja, uma característica humana para resolver problemas com olhar diferente, nada mais do que isso. Os gênios criativos Einstein, Thomas Edison, Nikola Tesla, Beethoven, Gurgel, entre outros eram tão criativos quanto você! Porém, eles exploraram este lado latente neles os quais todos temos, pois somos criativos desde criança.

Como dizia outro gênio criativo, Leonardo da Vinci, "a simplicidade é a suprema sofisticação", o que mostra que o simples é efetivo e pode trazer respostas essenciais. Por isso, a Criatividade traz em seu kit de métodos, artigos como Design Thinking, Design Sprint, 4Ps, 5W2H, Ideação, Dois Diamantes, 5 Por quês, Storytelling, BML, BMC, entre tantas outras ferramentas, além de permitir a criação de metodologias personalizadas.

Esses métodos ampliam a capacidade cognitiva do seres humanos, quando se trata da resolução de problemas, pois aproximam para a prática uma forma disforme e as vezes difícil de entender. Esta existência de metodologias criativas, mostra a essencialidade do estudo do problema e da solução para ele.

1-Page Business Plan | LEANSTACKAssim, vemos como resolver um problema com Criatividade é possível e original, seja em qual área for e existe um método para resolver o problema. Portanto, ao ver um problema, não se desespere pois existe um ser humano mais criativo do mundo dentro de cada pessoa, para nos ajudar com cada problema. Estamos falando da nossa criança interna, nossa imaginação sem filtros e a possibilidade da desenvolvimentos disruptivos.

Quando um problema aparenta ser menor do que é e nos afastamos dele, fica mais fácil entender e resolver. Por isso, pense nas opções de solução e compartilhe com sua criança interna. Desenvolva possibilidades, tenha ideias, escreva no papel, enfim, promova a solução de dentro para fora, sem filtros e depois conclua em possíveis opções viáveis. Assim, verá o processo criativo para solução de problemas fluir melhor e a capacidade intelectual sobre aquele problema expandir.

Tenha uma certeza sempre na vida. Problemas sim, existem, porém há um caminho para absorvê-los e pensar em opções: é a Criatividade. Ela facilita a busca pela solução  dos problemas, traz inspiração, possibilita formas, métodos, cria, desenvolve, inspira, pois além do mais, ela é a origem de tudo.

Maurício Grandi

E um grandi obrigado ao pessoal de Inovação, por me fazerem o convite para escrever este texto. E qualquer dúvida, estou a disposição.

 

Fotos por: Unsplash, Fórum Econômico Mundial, Acervo próprio, Strategyzer e Pexels.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você