COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Uma jornada em busca de autoconhecimento e propósito

Uma jornada em busca de autoconhecimento e propósito
Glenda Soares
ago. 31 - 5 min de leitura
030

 

“Seu objetivo é entender qual é o seu propósito” – Faz pouco tempo que ouvi essa frase em um vídeo da Oprah Winfrey, e no momento eu me dei conta de que não fazia ideia de quem eu realmente era e qual o meu propósito aqui neste planeta. Aquele vídeo me provocou de tal maneira, que acabei decidindo embarcar em uma jornada em busca de autoconhecimento e propósito de vida.

Os temas das palestras do sábado passado me inspiraram a  escrever. Conhecer a jornada de outras pessoas me ajuda a seguir a minha sem desistir, por isso, aproveitando a oportunidade, vou compartilhar com vocês as coisas que venho aprendendo ao longo do caminho.

 

O INÍCIO DE UMA JORNADA

Sabemos que nos filmes, toda jornada inicia porque algum problema acontece. Na minha vida não foi diferente, passei por diversos problemas seguidos e simultâneos que abalaram minhas estruturas e destruíram tudo o que eu sabia ou pensava sobre a vida. Eu me sentia injustiçada e confusa, queria saber o porquê de tantas coisas ruins estarem acontecendo comigo. Na verdade, a minha jornada começou muito antes de eu ter decidido embarcar nela, e eu só não havia percebido.

ENCONTRO COM MENTORES

Acredito que durante a nossa vida encontramos diversas pessoas que nos marcam, transformam nossa maneira de pensar e de agir, e assim nos ajudam a evoluir. Eu estava tão perdida, que acabei procurando ajuda espiritual para suportar tantos problemas, foi então que encontrei meus primeiros mentores. Porém, esse encontro não foi como eu imaginava que seria. Eu esperava consolo, mas a solução que me deram foi que eu deveria reconhecer ser inteiramente responsável por tudo que acontece em minha vida. Eu fiquei muito brava com o que me disseram, eu não tinha culpa de tantas coisas ruins e eu certamente não queria passar por aquelas situações. Os mentores me explicaram que eu era responsável, não culpada. E isso fazia toda diferença.

Entendi que ser  responsável significa que você o tem controle da sua vida, sendo assim, está somente em suas mãos mudar a realidade. Não importa o ambiente no qual você está inserido, você tem o poder de escolher quais serão seus pensamentos e ações, todos os dias. É você quem decide como vai reagir às coisas externas. 

Essas pessoas despertaram algo poderoso em mim, mas eu ainda não entendia muito bem o que era. Escolhi não seguir na religião, mas tudo que aprendi lá continua em meu coração até hoje.

A TRAVESSIA

Como se fosse mágica, apareciam livros, músicas, filmes com temas que me ajudavam a entender cada vez mais muitas coisas, era como se eu fosse novamente uma criança e estivesse descobrindo como funcionava a vida. Mergulhei profundamente em mim, tentando conhecer cada mínimo detalhe da minha personalidade, minhas qualidades, defeitos, medos, padrões de pensamento e desejos. Comecei a mudar algumas crenças e adquiri novos hábitos que ajudaram a me fortalecer para as próximas aventuras. Um deles foi desenhar as experiências difíceis. Eu relembrei que a arte sempre me salvava de dias ruins. Aliás, foi nessa parte da jornada que eu assisti aquele vídeo que eu falei lá no início. Eu precisava encontrar o meu propósito, afinal, a vida tem que ter algum sentido. Apesar de tudo, ainda havia muita confusão na minha cabeça e a única coisa que eu sabia até esse ponto, era que eu não sabia de nada.

ENFRENTANDO O INIMIGO

Eu tinha me tornado uma pessoa bem mais positiva, tentava ignorar os problemas e focar no final feliz. Mas a gente sabe que toda jornada tem que ter uma boa e velha batalha contra o vilão, não é mesmo? De repente, todos os problemas começaram a se intensificar, chegaram ao ponto máximo, e só havia duas opções: lutar ou morrer. Escolhi utilizar tudo que havia aprendido para vencer o inimigo na batalha final. E deu certo.

A RECOMPENSA E A CONTINUAÇÃO DA JORNADA

Foi uma batalha cansativa, mas a hora da recompensa é chegada. Muitas mudanças aconteceram, me tornei uma nova pessoa e aprendi lições valiosas que nunca teria conhecido se não tivesse passado por tantas situações difíceis. Entendi que todos nós estamos aqui por alguma razão, todos ganhamos presentes em forma de dons que devem ser compartilhados com o mundo. Estamos neste planeta, não somente para realizar nossos sonhos, mas principalmente para promover mudança, e esse é o propósito maior da nossa vida. Não se permita morrer sem ter deixado alguma marca positiva por aqui. É nosso dever nos conhecer para descobrir como fazer isso. Penso que as provações sejam pistas para que possamos entender qual é nossa missão, e que os desafios nos fornecem as habilidades que serão necessárias para cumprir nosso propósito.

Ainda tenho muito para descobrir sobre mim, sobre o mundo e a vida. Minha jornada ainda será longa e me sinto feliz de saber que o Instituto CEO do Futuro fará parte dos próximos capítulos.

 

Compartilha aí como está sendo a sua jornada de autoconhecimento, estou curiosa para conhecer a história de vocês. Um abraço!

 

 

 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você