COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

LEITURA

LEITURA
Zhang Yi Ling
jan. 7 - 2 min de leitura
000

 

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante. No entanto, apenas 2,43 desses livros foram lidos do início ao fim. Isso evidencia que o brasileiro ainda não considera a leitura uma prática diária. Considera menos ainda uma atividade de lazer, usada para momentos de distração, similar a assistir televisão, ouvir música ou ir a um restaurante. Os motivos levantados pela não leitura caminham entre a falta de tempo e a dificuldade na leitura.

 

É necessário reverter essa situação, uma vez que a formação do conhecimento advém da leitura, a prática dela aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação. Além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

Existem diversos estudos que relacionam a leitura com a possibilidade de liberdade, de entendimento do mundo. Da oportunidade de melhores empregos.

O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

Sou suspeito para falar, mas gosto bastante de ler, porque gosto também de aprender. E transformar aquele conhecimento em prática. O livro mais recente que fiz do conhecimento uma prática foi: “Como evitar preocupações e começar a viver” de Dale Carnegie.

E uma das dicas que compartilho com você é visualizar a alternativa, muitas vezes estamos presos a um caminho, a um emprego, a uma vida que só o fato de não ter mais aquilo nos assusta e nos preocupa. Se começarmos a pensar que temos uma outra alternativa, a preocupação some neste caso. E é com a ausência da preocupação que pensamos melhor e resolvemos melhor os problemas. As demais dicas eu deixo para você ler no livro. 😊

 

E aí vamos comemorar o dia da leitura lendo ou relendo um livro? Qual foi o melhor livro que você já leu, e o que você aprendeu com ele? Comenta ae 😊

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você