COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

UMA JORNADA DE AUTODESENVOLVIMENTO – TURMA 20

UMA JORNADA DE AUTODESENVOLVIMENTO – TURMA 20
Zhang Yi Ling
jan. 31 - 5 min de leitura
000

Lembro me como se fosse ontem, estava muito animado com o recebimento da aprovação da participação da turma 20 no 1º semestre de 2014! Eu tinha recém ingressado no mercado de trabalho e queria muito algo que pudesse me orientar no meu desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas (Hard skills), mas são demitidas pelos seus comportamentos (Soft Skills)”

 

Logo no primeiro dia da integração, estávamos reunimos no pátio para a dinâmica da batata quente, sendo que a pessoa que ficasse com a caixa teria que pagar um mico, escrito no papel. Todos queriam passar a caixa o mais rápido possível para não ter que pagar o mico, e para a surpresa de todos, a pessoa que abriu a caixa, recebeu um papel cupom de um curso. Ali, foi a primeira lição que aprendemos, nem sempre aquilo que achamos que pode ser uma surpresa desagradável, será até vivenciarmos pela nossa perspectiva.

Momento de abrir a caixa ...

Durante os sábados, voluntários palestrantes nos alimentavam com temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional como: Missão, Visão e Valores do Sérgio Gomes, Realizando seu verdadeiro potencial do Robert Wong, Liderança 360 do Caê Nobrega, Análise do teste DISC,  Marketing Pessoal da Veruska Galvão, Planejamento Estratégico Pessoal do Adir Ribeiro, Empreendedorismo pelo Daniel Bento, Processo Seletivo pela Cassia Lourenci, Educação Financeira pela Cristiane Guimarães e as reuniões dos projetos sociais a tarde com nossos mentores/orientadores. Os projetos sociais são a parte prática para aplicar os conhecimentos adquiridos nas manhãs, além da oportunidade de devolver o bem recebido para a sociedade. 

De 0 a 10 o quanto você gosta o que faz? 0 Odeia e nunca mais faz ou 10, gosta tanto que faz até de graça para uma ONG (Sérgio Gomes)

Nós tivemos a liberdade de escolher o tema do projeto social, e nosso grupo chegou ao consenso de focar em crianças com câncer em um evento na páscoa. Como o mês de abril estava próximo, teríamos que fazer o projeto em 3 semanas em vez de 10 que era o nosso prazo. Abraçamos o desafio, fizemos a prospecção da ONG que iria receber o nosso projeto (Casa de apoio Maria Helena Paulina), o planejamento operacional, levantamento de recursos. E toda essa correria resultou no projeto Despertadores, cuja missão é despertar o potencial das crianças através do descobrimento de novas habilidades. Motivá-las para que, acreditando no seu poder de execução, possam ser otimistas, persistentes e realizadas.

Eu consegui me conectar dentro da minha empresa com a área de sustentabilidade e negociar livros infantis da disney para as crianças. Aprendi que toda reunião anotada e com muita organização e estratégia e com um time engajado, é possível fazer um projeto com um espaço curto de tempo, uma realidade. No dia do evento, fizemos um caça aos ovos de páscoa com as crianças, além do workshop de origami, mágica e percussão, onde as crianças aprendiam e apresentavam ao final num show de talentos o que aprenderam conosco. Saímos da ONG nesse dia, com a certeza da missão cumprida. E com o tempo adicional que tínhamos, fizemos mais um projeto para a Casa Maria Helena Paulina, o projeto da coleta de notas fiscais. 

                                                       Workshop de Origami

                                                                                       Projeto Social na Casa de apoio Maria Helena Paulina

 

No dia 07 de junho de 2014, me formei. 😊 E desde então aproveito cada oportunidade para viver as competências que aprendi no programa.

Na formatura, nosso colega de turma Marco Antônio Linhares, hoje fundador da @voixthegame (jogo social e uma metodologia que dá voz às minorias para que escolas combatam o bullying e aprendam mais sobre seus alunos) nos presenteou com um excelente vídeo, sintetizando toda a nossa jornada. Quem é a turma, os palestrantes, voluntários e os projetos sociais. Confira esta super produção no seguinte vídeo abaixo:

                                                             Turma 20

Hoje o programa foi todo reestruturado, dá até vontade de fazer novamente com tantas novidades que foram incrementadas desde 2014 até os dias de hoje. Aproveita essa oportunidade de ouro, e inscreva-se! :) 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você