COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Visão do Futuro - Turma 34

Visão do Futuro - Turma 34
Aline Clemente
mar. 25 - 4 min de leitura
000

O ritmo da vida, o balanço a cada tentativa, o nervosismo da primeira vez.  Sonhar tornou-se um desafio, inquieta me perguntei: acreditar no que posso ser ou dar brechas as incertezas?

EU ESCOLHI ACREDITAR!   

A música "PEQUENAS Alegrias da Vida Adulta" retornou em minha mente como um presente. Emicida retrata momentos cotidianos que são responsáveis por expressar singelos prazeres que podemos desfrutar no dia a dia.

Será que experimentei o doce conduzir dos encontros familiares, aproveitei o cheirin do café nas manhã de estudo, dediquei tempo e carinho a minhas amizades, respeitei meus dias, senti o partido-alto, reguei plantinhas e as plantei? Sabe de uma coisa, eu escolhi reverenciar a minha humanidade e foquei nas oportunidades. 

"você é o único representante do seu sonho na face da terra e esse sonho é bom" - Pequenas alegrias da vida adulta

Eu, menina preta da rede pública aos 14 anos tive minha primeira chance de reverter estatísticas. Por meio de um curso preparatório 100% gratuito para vestibulinhos dos melhores colégios de ensino médio de São José dos Campos e região. Sim, foi no Casdinho que sonhei GRANDE pela primeira vez! 

A ingenuidade da infância nos permite vislumbrar e o mais importante: sem medo.

Sonhei tão grande que descobri que seria Engenheira Mecânica formada pelo ITA hahahah não observava obstáculos. Lembro-me muito bem da quantidade de escolas em que fiz provas, atravessei a cidade para tentar bolsas de estudo e não passei em nenhuma. Pontos fortes de minha personalidade já eram fáceis de observar: determinação, foco e persistência. Na época fiquei decepcionada e esse sentimento foi revivido com uma intensidade ainda maior quando não fui aprovada em faculdade alguma aos 17 anos. 

"ainda sou estudante da vida que eu quero dar" - Belchior

E eu me dei! Hoje, dia 24/03/2026 prestes a completar 29 anos vejo minha vida passar num instante, tudo que tracei foi GRANDE, forte, potente! O que me alegrou ao observar essa linha do tempo não foram as honras que recebi pelos feitos de minha profissão e sim a ALEGRIA que sinto ao me reconhecer a cada momento. 

Três momentos me construíram e desenharam nitidamente o equilíbrio de minhas fragilidades e potencias:

  • O choro copioso aos meus pais pedindo que investissem no meu ensino médio;
  • As lágrimas no dia 30 de janeiro de 2017 com a aprovação no vest;
  • A vergonha de ser demitida de uma multinacional aos 22 anos.

"vestir-se com a voz que se tem
achar o tom da alegria perdida
e não ter que explicar pra ninguém" - Teresa Cristina 

Minha paixão é preservar, é cultivar, é regar as relações humanas! Vejo que as habilidades desenvolvidas por meio da ONG ESF, Crea Jr, entidades acadêmicas e CEO do Futuro foram fundamentais para minhas realizações! Com isso, encontrei nas problemáticas socioambientais e nos instrumentos educacionais a direção para a construção da minha carreira.

Cada oportunidade foi fundamental!

Sou idealizadora da maior rede de educação socioambiental aplicada a comunidades em vulnerabilidade econômica do país, a Ecosuspirar. Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e fundadora da Ecosuspirar.  

As desbravadoras viagens pela América Latina já aconteceram, meu projeto é conhecido internacionalmente... Mas sabe aquele cafezin pela manhã, o zelo e afeto distribuídos pelos familiares e amigos, o samba incorporado e as árvores que plantei? 

"respeite quem pode chegar
onde a gente chegou" - Jorge Aragão

Pois bem, foram fundamentais para chegar onde eu cheguei!

Aline Paula Clemente - 24/03/2021.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você