[ editar artigo]

ANÁLISE DE DADOS - HISTOGRAMA

ANÁLISE DE DADOS - HISTOGRAMA

 

O histograma é um gráfico de barras usado para a representação de dados de variáveis contínuas, permitindo ter a noção de como esses dados estão distribuídos, ou seja, o comportamento deles. 

Veja abaixo, um exemplo de uma tabela com dados de preços de 50 professores, e ao lado a organização em cinco faixas de valores ou classes. A frequência é a contagem de valores que aparecem dentro de cada intervalo e a frequência relativa é a divisão de cada frequência pela frequência total, por exemplo, 4/50 = 0,08. 

A tabela de frequência conjuntamente com o gráfico de histograma nos dão uma noção geral de todos os dados.

A divisão das classes do histograma é feito pela sensibilidade do negócio, porém na ausência é usada a regra de Sturges que é um método empírico amplamente usado em estatística descritiva para determinar o número de classes que devem existir em um histograma.

No nosso caso foi utilizada a sensibilidade do negócio, se tivéssemos usado a regra de Sturges teríamos o seguinte cenário:

                               Número de classes

                          Intervalo de classe

 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Zhang Yi Ling
Zhang Yi Ling Seguir

Chinês, estatístico, cientista de dados, coach, escritor, apaixonado por educação, curioso, audaz, determinado, trabalha com os números, mas gosta das pessoas ;) #sevocepodesonharvocepoderealizar

Ler conteúdo completo
Indicados para você