COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ANÁLISE DE DADOS – Tipos de Variáveis

ANÁLISE DE DADOS – Tipos de Variáveis
Zhang Yi Ling
jan. 11 - 2 min de leitura
010

Muitas empresas estão voltando do recesso e começam a vender novamente seus produtos e serviços, o ano acaba de começar, e a execução do planejamento em cima de um histórico de dados é então feita. Toda essa gama de informações presentes no histórico é graças aos constantes investimentos em infraestrutura que permitem armazenar quantidades enormes de dados divididos em vários bancos de dados com seus respectivos conjuntos de tabelas. Esta última é basicamente o que você já conhece de um layout de excel, não necessariamente que toda tabela esteja em excel. Mas, para efeito de explicação facilita o entendimento quando se fala em linhas como observações ou as informações de um indivíduo e colunas que são as nossas variáveis, veja abaixo a tabela que vamos chamar de tabela cliente:

 

Tudo aquilo que pode variar, é chamado de variável. Por exemplo, a quantidade de produtos vendidos varia ao longo dos anos. Parece óbvio, não? Mas, imagina capturar as informações do nível de escolaridade das pessoas que ingressam pela primeira vez nas faculdades, todas vão apresentar ensino médio completo, isto é, temos uma constante aqui e essa informação não é útil para análises e estudos, pois queremos a variabilidade.

Há dois tipos de variáveis, as quantitativas que podem ser expressas por meio de números que representam quantidades, isto é, correspondem a um processo de contagem ou a uma medição, no nosso exemplo da tabela cliente, temos a altura como um processo de medição (contínua) e a quantidade comprada do produto como um processo de contagem (discreta).

E temos as qualitativas que representam uma qualidade ou atributo ou uma categoria, e podem ser divididas em ordinais, como no caso da escolaridade, pois há uma ordem do menor para o maior. E divididas em nominais onde não há uma ordenação, como o produto comprado.

 

Vamos praticar? Classifique as seguintes variáveis abaixo em quantitativa discreta ou contínua e qualitativa ordinal ou nominal. E aproveite para comentar outros exemplos que você pensou.

  • Altura
  • Peso
  • Número de filhos
  • Estado Civil
  • Gênero

Denunciar publicação
    010

    Indicados para você