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A ANÁLISE DE SENTIMENTO E SUAS APLICAÇÕES

A ANÁLISE DE SENTIMENTO E SUAS APLICAÇÕES

Um dos setores que mais cresce globalmente é o de Processamento de Linguagem Natural, com a alta demanda por serviços como Máquina de Tradução, Extração de Informações, Sumarização Automática, Classificação de Texto e Análise de Sentimento, a expectativa é que esse mercado supere 41 bilhões de dólares até 2025.

Mas, o que é Processamento de Linguagem Natural e o que isso tem a ver com Análise de Sentimento?

Resumidamente, Processamento de Linguagem Natural é uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. O PLN resulta de diversas disciplinas, incluindo ciência da computação e linguística computacional, que buscam facilitar a comunicação humana e o entendimento dos computadores.

Basicamente, é a tradução da nossa língua para a língua dos computadores.

Já a Análise de Sentimento é uma técnica, ou um conjunto de técnicas, de PLN para classificar textos como positivo, neutro ou negativo com o objetivo de facilitar a tomada de decisão.

Veja abaixo um exemplo dessa classificação:

Imagine, por exemplo, um site de compras como a Amazon ou Mercado Livre, todos os dias são recebidos inúmeras avaliações e comentários de compradores que são dados valiosos para a tomada de decisão na operação. Porém, é humanamente impossível ler todos os comentários e avaliações. ´

É nesse momento que entra a análise de sentimento para automatizar a classificação dos comentários e avaliações.

Aplicações mais comuns

  • Redes Sociais: a análise de sentimento pode ser usada para extrair comentários de redes sociais e identificar o humor do público em relação a marca ou determinado produto;

  • Atendimento ao Consumidor: uma das formas de facilitar é classificando a reclamação de um cliente para direcionar para o setor correto de forma automática;

  • Sistema de Avaliações: identificar as avaliações de clientes para posteriormente melhorar determinado serviço ou produto.

Aplicação no CEO do Futuro

No CEO do Futuro estamos usando a Análise de Sentimento para classificar os feedbacks do alunos para os palestrantes. Assim podemos implementar melhorias nas plataformas e nas palestras para entregar a melhor experiência possível para os participantes.

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
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