COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como calcular os gastos para lançar sua startup?

Como calcular os gastos para lançar sua startup?
Robson Del Fiol
mai. 9 - 3 min de leitura
000
“Dinheiro é apenas uma ferramenta. Ele irá levá-lo onde quiser, mais não vai substituí-lo como motorista.” 
Ayn Rand

Os gastos mais comuns, ao se lançar uma startup são associados à tecnologia, marketing, vendas e pessoas de suporte aos negócios, porém, quanto dinheiro é necessário para lançar uma startup, garantindo bons retornos em contatos, visitas ao site, curtidas nas redes sociais e a máxima visibilidade para o seu produto ou serviço?

Por ser um negócio embrionário, uma startup necessita de um grande impulso para lançar-se no mercado e tornar-se “cobiçada” aos olhos dos investidores. Essa é, sem dúvidas, uma das perguntas que perturbam os fundadores de startups, a considerar que, em fase embrionária, não há uma geração significativa de receita e, portanto, o capital para divulgação é limitado.

Estimando gastos

De acordo com um conselho de Tim Berry − renomado especialista em planejamento de negócios e colunista da Entrepreneur −, é importante seguir três passos para estimar com precisão os custos de lançamento de uma startup, a citar:

Lista de gastos fixos: por ordem de prioridade, salários, serviços jurídicos, contábeis e o custo de desenvolvimento do produto mínimo viável, custo mensal de divulgação em redes sociais, buscadores, produção de conteúdo, eventual assessoria de imprensa, entre outros.

Lista de gastos eventuais: produtos digitais exigem atualizações ou manutenções periódicas, conforme evoluem no sentido de entregar mais valor para seus usuários, as interfaces e demais funcionalidades, precisam endereçar as mudanças no comportamento do usuário. Portanto, é essencial incluir os gastos extras com testes, adequações e implementações de novas ferramentas, estratégias e tecnologias, a cada seis meses ou um ano.

Levantando orçamentos

Quando se trata do lançamento de uma startup, é necessário considerar que um mesmo serviço pode ter valores diferentes em empresas distintas. É comum, por exemplo, que alguns fornecedores pratiquem valores tabelados e inflexíveis, enquanto outros oferecem pacotes especiais para empresas embrionárias com investimentos restritos.

É fundamental realizar uma ampla pesquisa orçamentária tanto para os gastos fixos como também para os eventuais, averiguando quais são os pacotes de serviços personalizados para startups e que se adequam a verba disponível para lançar sua ideia no mercado.

Por fim, só feche negócio ao ter certeza de que o pacote possui o melhor custo-benefício entre os fornecedores pesquisados e esteja atento às eventuais garantias de resultados que devem ser firmadas em contrato. Boa sorte ai!

Artigo publicado originalmente no Linkedin.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você