[ editar artigo]

Como a sustentabilidade se traduz na estratégia principal de um negócio

Como a sustentabilidade se traduz na estratégia principal de um negócio

O mundo dos negócios está mudando constantemente, porém atualmente há duas mudanças bem relevantes. Além do surgimento da indústria 4.0, a mais nova uma revolução industrial no âmbito de evolução tecnológica e de produtividade, está surgindo uma onda de negócios sustentáveis na qual, além de prezar pela sustentabilidade financeira do negócio, preza por outros fatores igualmente importantes às finanças como: a relação da empresa e seu impacto no meio ambiente e a relação da empresa e seu impacto nas pessoas. Neste artigo, vou focar em negócios sustentáveis.

Como dito anteriormente, negócios sustentáveis prezam pelo resultado financeiro (ou valor econômico), pela responsabilidade social e pelo zelo ao meio ambiente. Ao pensar nessa tríade, o gestor de negócios sustentáveis consegue expandir as estratégias da empresa para pensar em como fazer a empresa ser sustentável no longo prazo, ao mesmo tempo em que abre o leque para mitigar potenciais riscos econômicos, sociais e ambientais.

Como isso se traduz na prática? Aqui vai um exemplo de um negócio de produção agrícola. Atualmente existe um movimento de mudar a produção agrícola convencional para aumentar a produção agrícola orgânica. A produção orgânica traz enormes benefícios comparada à produção convencional.

Segundo um estudo feito pelo professor Reganold, junto com outros pesquisadores e publicado pelo departamento da agricultura dos EUA, o USDA, há os seguintes dados e comparações entre as duas formas de agricultura:

  • O estudo foi realizado comparando 55 culturas, em 5 continentes e foi realizado considerando dados de 40 anos.
  • A Produção Agrícola orgânica, considerando que pratica um preço premium (pela qualidade melhor de seus produtos), foi significativamente mais lucrativa (22 a 35% mais lucrativa considerando os valores líquidos presentes) do que a agricultura convencional.
  • Além disso, a relação custo/benefício foi 20 a 24% maior na orgânica do que na agricultura convencional.
  • Se não houver um prêmio no preço, a lucratividade é significativamente menor para a agricultura orgânica, porém o prêmio do preço necessário para igualar à agricultura convencional é de apenas 5–7%, mesmo considerando que o rendimento da produção orgânica é cerca de 10 a 18% menor.
  • No geral, os custos não são tão diferentes entre um tipo de agricultura e outro, mas os custos do trabalhador são de 7 a 13% maiores na agricultura orgânica (o que beneficia o trabalhador e a parte social do negócio).

Obviamente o estudo tem algumas limitações e apenas algumas variáveis foram analisadas, porém o estudo cita que se algumas variáveis externas forem consideradas, como a erosão do solo ou a lixiviação de nitratos nas águas subterrâneas, a agricultura orgânica seria ainda mais lucrativa, já que seu impacto ambiental é menor que o da agricultura convencional.

Para determinar se a sua agricultura e o seu negócio no geral são sustentáveis, eles têm que ser:

  • Viável economicamente: mais produtiva, com preços melhores e com custos menores.
  • Obter rendimentos adequados de alta qualidade: ou seja, mais produtiva e com produtos de melhor qualidade.
  • Ambientalmente seguro: não usa químicos, deteriora o solo muito menos, entre outras práticas.
  • Responsável socialmente: produtos mais saudáveis para as pessoas e condições melhores ao trabalhador.
  • Diminuir riscos: ou seja, menos dependência de insumos como agroquímicos, condição do solo, saúde ambiental e social, etc.

Já pensou em tudo isso? Apesar de muita gente não querer usar o conceito de sustentabilidade por achar que seja um clichê ou coisa de ambientalistas, atualmente é um conceito de extrema importância para a gestão de riscos e longevidade do seu negócio, além de trazer benefícios ao meio ambiente e às pessoas.

Se você pensa em manter o seu negócio saudável e duradouro, considere transformá-lo em um negócio sustentável se ele já não o é.

 

Fonte do estudo mencionado:

(Em inglês) Organic Profitability Around the World, by John Reganold, Regents Professor of Soil Science & Agroecology, Washington State University: https://www.usda.gov/sites/default/files/documents/Reganold.pdf

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Rene Bonomi
Rene Bonomi Seguir

Empresário, dono da Bonomi Desenvolvimento Empresarial, empresa de assessoria estratégica e financeira para negócios sustentáveis. Por muitos anos trabalhou na área de projetos sociais do Instituto CEO do Futuro, liderando a área trazendo impacto.

Ler conteúdo completo
Indicados para você