[ editar artigo]

LEITURA

LEITURA

 

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante. No entanto, apenas 2,43 desses livros foram lidos do início ao fim. Isso evidencia que o brasileiro ainda não considera a leitura uma prática diária. Considera menos ainda uma atividade de lazer, usada para momentos de distração, similar a assistir televisão, ouvir música ou ir a um restaurante. Os motivos levantados pela não leitura caminham entre a falta de tempo e a dificuldade na leitura.

 

É necessário reverter essa situação, uma vez que a formação do conhecimento advém da leitura, a prática dela aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação. Além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

Existem diversos estudos que relacionam a leitura com a possibilidade de liberdade, de entendimento do mundo. Da oportunidade de melhores empregos.

O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

Sou suspeito para falar, mas gosto bastante de ler, porque gosto também de aprender. E transformar aquele conhecimento em prática. O livro mais recente que fiz do conhecimento uma prática foi: “Como evitar preocupações e começar a viver” de Dale Carnegie.

E uma das dicas que compartilho com você é visualizar a alternativa, muitas vezes estamos presos a um caminho, a um emprego, a uma vida que só o fato de não ter mais aquilo nos assusta e nos preocupa. Se começarmos a pensar que temos uma outra alternativa, a preocupação some neste caso. E é com a ausência da preocupação que pensamos melhor e resolvemos melhor os problemas. As demais dicas eu deixo para você ler no livro. 😊

 

E aí vamos comemorar o dia da leitura lendo ou relendo um livro? Qual foi o melhor livro que você já leu, e o que você aprendeu com ele? Comenta ae 😊

 

 

 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Zhang Yi Ling
Zhang Yi Ling Seguir

Chinês, estatístico, cientista de dados, coach, escritor, apaixonado por educação, curioso, audaz, determinado, trabalha com os números, mas gosta das pessoas ;) #sevocepodesonharvocepoderealizar

Ler conteúdo completo
Indicados para você