COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Steve Jobs: “Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração.”

Steve Jobs: “Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração.”
Robson Del Fiol
mar. 13 - 4 min de leitura
000

64 artigos publicados no linkedin

Link da newsletter Provocativo

“Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração.” Steve Jobs

Em 12 de junho de 2005, mais precisamente na Universidade de Stanford, Steve Jobs efetuou um discurso que até hoje é lido e visto por milhões de pessoas. Um dado curioso: neste discurso, que marcou uma geração, ele declarou que havia se curado do câncer, que o levaria à morte seis anos depois.

Steve Jobs é uma das mentes que ajudou a moldar nossa realidade atual. É inegável que celulares inteligentes, animação, música e outras indústrias foram e ainda são influenciados por suas ideias inovadoras. Além disso, na minha opinião, ele também é o responsável pela estratégia que levou a Disney ao topo da indústria cinematográfica atualmente. Não bastasse isso, nesta semana que se encerrou, a Apple se tornou a primeira empresa a ser avaliada em mais de 3 trilhões de dólares, ou seja, ela tem um valor de mercado maior do que o PIB do Brasil.

No discurso, Jobs narra seu próprio processo de adoção, que teve uma condição peculiar: seus pais adotivos teriam que garantir sua formação superior; os candidatos deveriam se comprometer com isso antes da assinatura dos papéis definitivos. Porém, seus pais adotivos não eram ricos e passaram boa parte da vida juntando dinheiro para mandá-lo à faculdade. Quando ingressou na Reed College, Steve Jobs não conseguiu ver como aquilo se encaixaria na sua vida, então, ele desistiu para não gastar todo o dinheiro da família. Começou a estudar as matérias que mais lhe interessavam, entre elas, a caligrafia.

Conectando os pontos

Ao terminar este bloco de seu discurso, ele comentou que, após ser bem-sucedido como empreendedor, ele pôde conectar os pontos. Muito tempo se passou até ele perceber que largar a faculdade e estudar caligrafia foram passos fundamentais. Foi precisamente nas aulas de caligrafia que sua habilidade e sensibilidade estética afloraram; e só mais tarde ele usaria tais habilidades em todos os seus projetos, como na criação da Apple, NeXT e Pixar.

Ele afirmou: “não podemos ligar os pontos olhando para frente; só podemos ligar os pontos olhando para trás”.

Mantenha-se ávido. Mantenha-se insensato.

No final de seu discurso, ele conta a história da descoberta de seu câncer e como isso afetou sua visão de mundo e também sobre como isso o ajudou a tomar todas as grandes decisões dali em diante. Steve Jobs disse que o orgulho, o medo, o constrangimento e/ou o fracasso desaparecem quando você percebe que a vida pode ser interrompida sem qualquer aviso. Com este pensamento em mente, ele passou a filtrar o que deve realizar ou não, porque o tempo é limitado, então, continua Jobs, não devemos viver a partir do que os outros pensam ou dizem. Finalmente, ele recomenda aos jovens sortudos que tenham a coragem de seguir seus corações e sua intuição.

Repetindo as palavras escritas por Stewart Brand: “Mantenha-se ávido, mantenha-se insensato”.

Me diga: quantos projetos foram engavetados porque os pontos não se conectaram olhando para frente? Quantas vezes você foi sensato demais e pouco ávido por uma solução ou uma resposta? Faço esta provocação para você, mas ela também serve para mim mesmo! Outro dia, comentava com a minha esposa como tive várias ideias durante a faculdade que nunca tirei do papel. Hoje em dia, ao olhar ao meu redor, eu vejo algumas destas ideias sendo colocadas em prática por empreendedores melhores do que fui e sou.

Pense quantas adversidades os pioneiros da aviação, robótica, astrologia, matemática e/ou física enfrentaram. Aos olhos dos outros, eles foram sensatos? Imagine se estas pessoas tivessem parado de buscar respostas, ou estivessem satisfeitos com resultados medíocres.

Se você tem um projeto para tirar do papel ou tem problemas para resolver, eu me arrisco a parafrasear Steve Jobs e Stewart Brand: “Mantenha-se ávido, mantenha-se insensato, e só após tente conectar os pontos. Só podemos conectar os pontos olhando para trás, então siga seu coração, pois você já está nu”.

Se você ficou curioso para assistir o discurso do Steve Jobs, segue abaixo o link.

https://www.youtube.com/watch?v=1i9kcBHX2Nw

Stay Hungry. Stay Foolish.

Photo by Austin Chan on Unsplash

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você