COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nunca se esqueça de onde você veio!

Nunca se esqueça de onde você veio!
Giovana Vilhena
set. 4 - 4 min de leitura
010

Como pessoa oriunda de uma família humilde e rural do interior, discutir o futuro nunca foi algo bem visto nas conversas familiares. Inibidos pelo bordão bíblico " O futuro a Deus pertence", muitas discussões e sonhos eram deixados de lado. Afinal, as prioridades da zona rural bucólica são renovadas todos os dias com as demandas dos animais e das estações, sem muitas chances de se pensar a longo prazo, sendo o nosso orientador, viver ao refrão popular " Deixa a vida me levar, vida leva eu".

Porém, no último ano, os percalços nas minhas relações amorosas me levaram a fazer terapia, na qual permaneci por 6 meses. Nesse período que considero um divisor de águas em minha vida, pude dar o pontapé inicial no meu processo de autoconhecimento.

Com tantas transformações ocorridas nessa jornada, a Giovana de um 1 ano atrás nem se reconheceria caso se encontrasse com a Giovana atual. Além da estética em constante mudança, minhas perspectivas de mundo são completamente diferentes. Já é mais de 18 meses de um processo doloroso, complexo e profundo que me fez chorar e rir, ser grata e também ingrata, mas acima de tudo, foi o que me fez mais certa de quem eu sou.

Pensando nesse contexto, confesso que, de forma contraintuitiva para uma pessoa em um processo tão denso de autoconhecimento, tive uma enorme dificuldade em pensar nesses próximos 5 anos. Se nesse curto período de tempo que mencionei sofri mudanças tão radicais, o que me espera até 2025? Mas como as melhores coisas da vida estão fora da minha zona de conforto, cá estou eu imaginando o meu futuro.

"Giovana de 24 anos, certamente espero que você tenha aproveitado todas as oportunidades que a vida lhe deu, mas sem esquecer das suas prioridades, valores e propósito. Sei que a quem não foi dado nada, quando se vê nesse mar de possibilidades, a vontade é agarrar tudo. Mas, calma! Só se acalma! Como diria o seu mentor "things take time". Você pode ter conquistado tudo o que queria aos seus 20 anos quando tiver seus 24, ou pode ter conquistado somente 1/3 ou até mais do que imaginava. Você se planejou, então, não deixe de aproveitar a sua jornada e colha todos os aprendizados possíveis.

Em 2025, espero que você já esteja em Belo Horizonte se preparando para a sua própria campanha política dando início no seu sonho grande de ser referência em liderança política feminina na América Latina. Como a maratona que você quer correr é árdua, não se deixe levar pelos obstáculos. Os altos dos seus altos e baixos virão e o equilíbrio sempre deverá ser seu pilar primordial.

Que sejam 5 anos de universidade bem aproveitados com muita pesquisa, política, monitorias, projetos sociais e debates. Que sejam momentos de lazer e ócio muito cheios de fotografia, viagens, natureza e mudanças. E claro, que sejam 5 anos de muitas pessoas incríveis na sua vida!

Quero que você nunca descuide do cultivo dos seus laços e de se conectar com pessoas do Brasil e do mundo todo, com as dores e as alegrias de cada uma delas. Sei que pra você é difícil ser a pessoa mais presente do mundo, mas eu acredito muito no seu potencial de se transformar sempre na sua melhor versão.

Como último conselho de alguém que te ama muito, quero que você jamais, nunca, em hipótese alguma, se esqueça de onde você veio. Assim como a sua foto preferida da representação da dança da morte pelo filme sueco O Sétimo Selo traz o ensinamento 'Independentemente de onde viemos ou do que possuímos, nosso fim é sempre o mesmo', quero que você seja humilde ao lembrar da sua originalidade e a veja como sua maior fortaleza em sua trajetória.

Por fim, afirmo que, mesmo incerta nessa sobreposição de camadas de mim mesma, escrevo esta carta com todo carinho e gentileza de uma amiga que não lhe vê há anos."


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você