[ editar artigo]

O que é BlockChain?

O que é BlockChain?

A Tecnologia por trás das Cripto moedas

Mais segurança, confiabilidade de dados e armazenagem.

Blockchain é um Sistema para rastrear, registrar e apresentar informações sobre envio e recebimento de dados pela internet. Verdadeiros blocos de dados, que em conjunto formam uma corrente.

O conceito surgiu em 2008 com as moedas digitais, seu suposto criador se chama Satoshi Nakamoto. E apesar de sua intenção inicial fosse por conta das coins, suas possibilidades de aplicação vão bem além.

 

Visão de mercado | McKinsey

O estudo da McKinsey mostra que além de ser uma estrutura extremamente segura para cripto moedas, transações online e fintechs. O Blockchain ainda possui uma estrutura muito melhor que databeses tradicionais, validação digital, registros dinâmicos e identificação digital.



O que trás benefícios estratégicos como redução de custos, segurança de dados e transparência em diversos segmentos e indústrias, destacando:

  • Setor Público
  • Tecnologia, mídia e telecom
  • Saúde
  • Seguros
  • Locação

Fonte: https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-digital/our-insights/blockchain-beyond-the-hype-what-is-the-strategic-business-value

 

Visão de mercado | Gartner

Na Gartner já conseguimos ver o ciclo de vida da tecnologia que agora está para entrar em uma fase de estabilização e pulverização das suas diversas aplicações.


Contudo a Gartner afirma que sua maturidade só deve chegar em meados de 2028, quando poderá ganhar escala em aplicações e literalmente revolucionar o mundo digital que conhecemos hoje.

Fontehttps://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2019-10-08-gartner-2019-hype-cycle-shows-most-blockchain-technologies-are-still-five-to-10-years-away-from-transformational-impact

 

O que temos rodando hoje?

A Nestlé vem testando Blockchain nos ultimos dois anos em mais de 10 projetos. Um desses projetos é o IBM Food Trust em parceria com a IBM, para providenciar informações imparciais, confiáveis e exatas sobre os alimentos, mostrando todo processo desde a agricultura até a gondola das lojas. Assim o cliente poderá ter certeza da procedencia daquele alimento.

Essa é uma aplicação do Blockchain no ramo alimentício, mostrando que sua aplicabilidade vai muito além da indústria financeira.

Conclusão

Muito além das cripto moedas

Estamos em um momento de amadurecimento! Já passamos pela empolgação, já passamos pela desilusão da aplicabilidade da tecnologia… Logo, é nossa responsabilidade potencializar a experimentação, aprender com os pontos negativos, explorar oportunidades com os pontos positivos e estudar novas soluções.

Vejo muito potencial em sistemas de saúde para o cruzamento de informações, histórico de pacientes e análise rápida de pesquisas científicas. O uso de inteligência artificial, machine learning com uma rica base de dados “EXTREMAMENTE CONFIÁVEL”, médicos podem dar diagnósticos mais rápidos, oferecer tratamentos mais efetivos e salvar milhões de vidas.

Em resumo, apesar de ainda haver um longo caminho de evolução, é hora de colocar para funcionar na vida real e nós como estrategistas UX precisamos entender muito bem como funciona a tecnologia para defender e promover uma verdadeira revolução digital.

E você? Tem em mente alguma outra aplicação para mudar o mundo com Blockchain?

Comenta aí e vamos conversar ;)

Abs

Gabriel de Freitas | UX Lead | Cadmus | Liga Ágil 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Gabriel de Freitas
Gabriel de Freitas Seguir

Entusiasta do pensamento Lean e Agile UX, Gabriel de Freitas é Facilitador de Design Thinking, Service Blueprinting e Consultor UX. Hoje é UX Lead na Cadmus e agilista na Liga Ágil. Possui MBA em Gestão Estratégica em UX e certificação internacional

Ler conteúdo completo
Indicados para você