COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Se você está em busca de recolocação, delete estes termos do título do seu perfil no Linkedin

Se você está em busca de recolocação, delete estes termos do título do seu perfil no Linkedin
CEO do Futuro
jun. 30 - 4 min de leitura
000

Seja qual for o seu momento de carreira ou como você o classifica: em busca de recolocação; disponível para o mercadotransição de carreiradesempregadobuscando novos desafios, não mencione estes termos no título do seu perfil no LinkedIn.

Este é, sem dúvida, um dos principais equívocos que as pessoas comentem na rede e que, indubitavelmente, interfere nos resultados. 8 em cada 10 clientes que me procuram cometem esta falha, inconscientemente. Imagino que ninguém, propositalmente, escolha “não ser localizado por recrutadores e pelo mercado” na rede LinkedIn. Sabiamente, é por isso que mais de 500 milhões de pessoas no mundo estão aqui.

Por conta do meu trabalho, minha rotina é composta pelo desafio de ampliar minha rede de conexões na maior rede profissional da internet. Diariamente, busco perfis de profissionais com os quais eu gostaria de estar conectada com o primeiro nível de conexão.

Como estou lidando com o melhor sistema de busca para carreira de negócios do mundo, gosto de aproveitar as funcionalidades disponíveis gratuitamente. Sempre utilizo o mecanismo avançado de busca.

Por exemplo, esta semana meu foco é me conectar com empreendedores. Para localizar estes perfis, apenas digito a palavra-chave “empreendedores” na caixa de busca. Eis que o sistema me responde com mais de 86.000 perfis – número que vai diminuindo conforme vou aplicando o funil de buscas.

Pois bem, imagine agora que eu seja um recrutador e que esteja buscando um profissional especialista na área de logística e supply chain. Ao digitar “especialista em logística” no espaço de busca, o resultada minha rede traz quase 1.500 perfis, os quais podem ser garimpados por meio dos diferenciados critérios do filtro.

Agora vamos tentar outro caminho. Um recrutador digitando o termo “em busca de recolocação” – o qual lhe apresente o assustador número de 46.000 perfis. Vamos refletir juntos.

Por que o recrutador vai usar um termo genérico ao invés de uma palavra-chave específica e que o ajude a encontrar o talento que está buscando?

Por que o recrutador vai preferir encontrar um candidato no meio de quarenta e seis mil pessoas, ao invés de 1000 ou 1.500?. O mesmo ocorre para o termo “desempregado” – quase 30 mil profissionais trazidos pelo mecanismo de busca.

Isso acontece porque o título do perfil é o primeiro local onde o sistema faz a varredura da palavra-chave digitada pelo buscador. Costumo dizer que é o espaço mais precioso do perfil, e que com tamanha relevância deve ser tratado com muito cuidado. Clique aqui para baixar meu e-book gratuito – Como criar um título de sucesso no perfil LinkedIn.

No vídeo abaixo trago alguns insights para reforçar o pedido que lhe faço: retire estes termos do título do seu perfil, imediatamente.

Para ajudá-lo a avançar no sentido de criar um título que chame a atenção do mercado, veja abaixo a diferença entre um título normal e um título que favorece a localização da especialidade do profissional.

“Nossa Luciane, mas onde vou escrever sobre o meu momento de carreira?”. Ótima pergunta. O resumo do perfil é o local ideal para deixar claro para o mercado o que quer que esteja buscando. E não adianta copiar e colar o resumo de qualificações do seu CV. Dedique um tempo para refletir e pensar como você vai contar sua trajetória ao mercado – neste contexto você adiciona um parágrafo contando sobre seus objetivos, junto ao termo que escolher.

Caso queira aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a maior rede profissional da internet, aprendendo a explorar todos os recursos do LinkedIn, convido-o a conhecer meu curso online LinkedIn Express.

Obrigada pela leitura. Compartilhe com a sua rede se julgar que pode ajudar mais pessoas.

Até a próxima.

Por Luciane Borges que ajudo pessoas e empresas a utilizarem o LinkedIn de forma estratégica, para alavancar a carreira e os negócios.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você