A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

PRANAYAMAS

PRANAYAMAS
Zhang Yi Ling
jan. 3 - 3 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

Já pararam para pensar como vocês estão respirando atualmente? Rápido, lento ou ritmado?

Nossos pulmões possuem um formato que se assemelha a um triângulo. Podemos divide-los em 3 partes: baixa, média e alta. Cada parte possui aproximadamente: 60%, 30% e 10% da capacidade pulmonar. As pessoas em geral utilizam apenas a parte alta dos pulmões para respirar, ou seja, usam apenas 10% de sua capacidade pulmonar, que é a parte próxima ao pescoço. Ainda há 90% do potencial de trocas gasosas de nossos pulmões que a maioria das pessoas não estão explorando. É necessário usar cada vez mais todas as partes até o diafragma (parte baixa) para garantir uma boa qualidade de vida.

    

Uma boa respiração contribui para a perfeita oxigenação do sangue e consequentemente das células de todo o corpo, inclusive do próprio cérebro, o órgão que mais consome oxigênio em todo o organismo. Os problemas decorrentes da má respiração, sem dúvida, são o agravamento de enfermidades respiratórias ou seu surgimento naqueles que ainda não apresentavam um histórico dessas enfermidades. 

Os pranayamas são exercícios respiratórios que auxiliam a manter a harmonia entre o corpo e a mente. Esses exercícios ensinam a captar o prana, que é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células. É a energia que permeia todo o universo. Quanto mais dela no corpo, quanto mais presente estiver, mais longevidade se logra.

Vamos praticar uma técnica bem simples para iniciar o processo de conscientização da sua respiração e é possível fazer a qualquer momento e ele pode ser feito sentado ou deitado, sendo a segunda opção a mais indicada.

  1. Deite com a barriga voltada para cima e as pernas flexionadas e posicione os joelhos em paralelos com os pés um pouco afastados;
  2. Coloque as mãos na sua barriga, na altura do umbigo ;
  3. Inspire pelas narinas lentamente, expandindo a barriga, enquanto conta (inicialmente) até três;
  4. Faça uma pausa
  5. E expire lentamente pelas narinas contando (inicialmente) até três;
  6. Seguindo o seu ritmo tente praticar esse padrão por 5 minutos por dia e vá aumentando gradualmente.

Veja o vídeo abaixo para mais informações do conhecimento aplicado:

 

 

Uma das minhas percepções ao incluir os pranayamas na minha rotina foi que meu folego aumentou e minha ansiedade diminuiu. Eu digo que respirando melhor, temos melhores condições de ter clareza no processo de autoconhecimento e produtividade. 

E aí sua vida melhorou depois dessas super dicas sobre respiração? Pratique e se sentir confortável, compartilhe abaixo suas descobertas :)

 


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você