[ editar artigo]

PRANAYAMAS

PRANAYAMAS

Já pararam para pensar como vocês estão respirando atualmente? Rápido, lento ou ritmado?

Nossos pulmões possuem um formato que se assemelha a um triângulo. Podemos divide-los em 3 partes: baixa, média e alta. Cada parte possui aproximadamente: 60%, 30% e 10% da capacidade pulmonar. As pessoas em geral utilizam apenas a parte alta dos pulmões para respirar, ou seja, usam apenas 10% de sua capacidade pulmonar, que é a parte próxima ao pescoço. Ainda há 90% do potencial de trocas gasosas de nossos pulmões que a maioria das pessoas não estão explorando. É necessário usar cada vez mais todas as partes até o diafragma (parte baixa) para garantir uma boa qualidade de vida.

    

Uma boa respiração contribui para a perfeita oxigenação do sangue e consequentemente das células de todo o corpo, inclusive do próprio cérebro, o órgão que mais consome oxigênio em todo o organismo. Os problemas decorrentes da má respiração, sem dúvida, são o agravamento de enfermidades respiratórias ou seu surgimento naqueles que ainda não apresentavam um histórico dessas enfermidades. 

Os pranayamas são exercícios respiratórios que auxiliam a manter a harmonia entre o corpo e a mente. Esses exercícios ensinam a captar o prana, que é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células. É a energia que permeia todo o universo. Quanto mais dela no corpo, quanto mais presente estiver, mais longevidade se logra.

Vamos praticar uma técnica bem simples para iniciar o processo de conscientização da sua respiração e é possível fazer a qualquer momento e ele pode ser feito sentado ou deitado, sendo a segunda opção a mais indicada.

  1. Deite com a barriga voltada para cima e as pernas flexionadas e posicione os joelhos em paralelos com os pés um pouco afastados;
  2. Coloque as mãos na sua barriga, na altura do umbigo ;
  3. Inspire pelas narinas lentamente, expandindo a barriga, enquanto conta (inicialmente) até três;
  4. Faça uma pausa
  5. E expire lentamente pelas narinas contando (inicialmente) até três;
  6. Seguindo o seu ritmo tente praticar esse padrão por 5 minutos por dia e vá aumentando gradualmente.

Veja o vídeo abaixo para mais informações do conhecimento aplicado:

 

 

Uma das minhas percepções ao incluir os pranayamas na minha rotina foi que meu folego aumentou e minha ansiedade diminuiu. Eu digo que respirando melhor, temos melhores condições de ter clareza no processo de autoconhecimento e produtividade. 

E aí sua vida melhorou depois dessas super dicas sobre respiração? Pratique e se sentir confortável, compartilhe abaixo suas descobertas :)

 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Zhang Yi Ling
Zhang Yi Ling Seguir

Chinês, estatístico, cientista de dados, coach, escritor, apaixonado por educação, curioso, audaz, determinado, trabalha com os números, mas gosta das pessoas ;) #sevocepodesonharvocepoderealizar

Ler conteúdo completo
Indicados para você