COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto Social Conexão Empreender do Grupo 4 - Turma 32 do CEO do Futuro

Projeto Social Conexão Empreender do Grupo 4 - Turma 32 do CEO do Futuro
MICAEL JESUS DOS SANTOS
jul. 12 - 4 min de leitura
020

O Problema

O grupo 4 da turma 32 da Academia de Talentos, se debruçou no tema da empregabilidade em Heliópolis, e através de diversas entrevistas com moradores, percebeu que os micros, pequenos e médios empreendedores, tinham como principal dificuldade a estruturação e desenvolvimento de seus negócios. Reforçando a nossa pesquisa, de campo a UNAS nos apresentou o dado que somente 10% da população de Heliópolis trabalha com carteira assinada. Tem-se, como exemplo o Paulo Cesar, a nossa persona, que possui uma editora, mas, encontrava problemas em formalizar a sua empresa e obter investimento externo para a compra de equipamentos.
Além disso, vale salientar que os pequenos negócios são o motor da nossa economia e que no ano de 2017 havia 49,3 milhões de empreendedores brasileiros. Somando-se isso ao fato de que, segundo o Sebrae, as maiores dificuldades dos empreendedores estão pautadas no gerenciamento de seus negócios. Identificamos, portanto, que esta era uma grande dor do empreendedor brasileiro, afetando milhares de famílias, principalmente as localizadas em comunidades.

Idealização


Nosso questionamento saiu então em como ajudar os empreendedores de Heliopolis ,a melhorar a gestão dos seus negócios?

Criação e Validação do MVP

Após a identificação da problemática, iniciamos a construção do nosso MVP, o qual consistia em um formulário do google forms onde buscavamos entender as principais dores e oferecer ferramentas disponiveis no mercado para soluciona-las onde, desenvolvemos PDFs, que possuíam como temas as maiores dores do usuário, como "problemas com a divulgação" e estariam lá os logos de ferramentas que poderiam sanar essa dor com Hiperlinks, de forma que era só clicar no logo da empresa e se chegaria ao site dela.  

A validação do nosso MVP, ocorreu através de entrevistas e mais entrevistas com o nosso público alvo, buscando sempre uma escuta ativa e a partir disso, a melhora constante da nossa solução para atendê-los melhor.

Solução proposta


Dado este contexto, a solução final construída pelo grupo, foi a Conexão Empreender, a qual é atualmente um site e estruturada de forma que o usuário pode participar de uma jornada de 4  á 6 perguntas em um Chatboot, (que apelidamos carinhosamente de Conexãoboot) através da qual a ferramenta mapeará as principais necessidades e dificuldades do mesmo com relação ao seu negócio e oferecerá a ele as melhores soluções desenvolvidas pelo mercado! 
Dessa forma, o empreendedor terá acesso a diversos conteúdos e soluções sobre como abrir e formalizar seu negócio, assim como melhorar sua divulgação, fidelizar clientes, aumentar as vendas e o lucro, registrar funcionários, montar plano de negócio, iniciar um e-commerce, gerenciar o estoque de forma mais eficiente e fácil.

Nosso mercado


Tendo em mente, o dados citados anteriormente os quais reforçam a importância do empreendedorismo nas comunidades e também, ao fato de que 90% da população de Heliopolis, hoje se encontra na economia informal, ou tem como principal fonte de renda o empreendedorismo, o nosso mercado consumidor são esses empreendedores.

Resultados Iniciais


Percebe-se, portanto, o caráter escalável da plataforma, dado que há grande demanda e mercado. Atualmente, nosso modelo de negócio está localizado no setor dois e meio, e firmamos parcerias com o maior canal de comunicação da comunidade de Heliópolis, além de diversas ONGs que trabalham fortemente na comunidade, atingimos um total de mais de 500 seguidores em nossas redes sociais, e um total de doações de mais de R$800,00 de pessoas que assim com nós acreditam nessa causa de impactar a vida de milhares de empreendedores.
Ademais, estamos em conversa com 2 aceleradoras de Startups, buscando o desenvolvimento acelerado e continuo da nossa solução.

Nossas redes

Venha conhecer o nosso site: https://www.conexaoempreender.com/

E não esquece de nos acompanhar nas redes sociais: 

https://instagram.com/_conexaoempreender?igshid=nlh88e51eihz

https://www.facebook.com/conexaoempreender1/

https://www.linkedin.com/company/conexao-empreender

Nossa apresentação

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você