COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto Social Mercado Helipa dos grupos 3 & 5 da Turma 32 do CEO do Futuro

Projeto Social Mercado Helipa dos grupos 3 & 5 da Turma 32 do CEO do Futuro
Jessica Aparecida Marques Santos Silva
jul. 11 - 4 min de leitura
000

Projeto Social Mercado Helipa

Problema

A partir do Projeto Vimver, iniciamos uma pesquisa na comunidade de Heliópolis relacionada a geração de renda e empregabilidade. Segundo pesquisa realizada pela UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) sobre os impactos do coronavírus em Heliópolis, verificamos que muitas famílias foram afetadas financeiramente. Em números, mais de 60% das famílias deixaram de trabalhar devido ao isolamento social e tiveram perda em seus rendimentos. Baseado nesses dados, entrevistamos alguns moradores para saber a realidade vivida por eles. Das várias pessoas entrevistadas, alguns problemas em comum foram identificados. De fato, um problema que afeta os moradores é a necessidade de uma renda para manter a sí e a família. Os dados colhidos foram compilados e formaram a persona para explicar melhor o problema da comunidade.

Persona

A persona do grupo 3 é o Hércules, jovem de 24 anos que “sustenta a casa” com seu trabalho formal. Além desse trabalho, ele precisava complementar sua renda e por isso passou a empreender no ramo de design. Sua maior dificuldade como autônomo é aumentar suas vendas porque ainda é pouco conhecido. Já a Fabíola (persona do grupo 5) é uma empreendedora do ramo de eventos. Ela fazia bolos para festas, mas por conta da pandemia precisou se adaptar e passou a vender as fatias de bolos. Da mesma forma, ela precisa aumentar suas vendas para ter o mesmo ganho que antes.

Solução

Pensando nisso, propomos um site de divulgação dos produtos e serviços oferecidos pelos moradores de Heliópolis, o Mercado Helipa. Nesse site, além de divulgação dos empreendedores, contamos com orientação relacionada aos cuidados com a covid-19 para os empreendedores e divulgação de todos os projetos sociais que acontecem na comunidade para atrair. A dinâmica do site funciona a partir do interesse do empreendedor em divulgar seu trabalho no Mercado Helipa de forma totalmente gratuita. A partir dessa intenção, ele preenche um formulário online com todas as informações do seu negócio. Em alguns dias a loja dele fica pronta no site. Para atrair clientes, a plataforma será constantemente divulgada pela rádio de Heliópolis.

Mercado Helipa é um site que tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhadores autônomos de Heliópolis, reunindo em um só lugar os produtos/serviços oferecidos por eles, cooperando com a divulgação de cada um, assim atraindo mais clientes e por consequência gerando lucro.

Validação

A validação da ideia foi feita com os dois lados envolvidos no processo: vendedor e comprador. Os empreendedores validaram o protótipo do site porque a ideia atendeu a necessidade de divulgação apresentada por eles. Os potenciais clientes acharam o protótipo fácil de se usar, organizado e sugeriram alguns pontos de melhoria para terem uma experiência que os levassem a comprar algo de lá.

Resultados

Até o momento tivemos mais de 300 acessos no site e seguimos com a divulgação da plataforma com a ajuda do projeto Se Liga Helipa e dos demais projetos que acontecem na comunidade para ajudar a atrair olhares para o site. 14 empreendedores já estão divulgando no Mercado Helipa e algumas ONGs estão interessadas em seguir com com site para dar continuidade no projeto. Optamos em nos unir ao Badega, líder na Rádio Heliópolis e que cooperará com a divulgação e administração da ferramenta.

O foco da plataforma, durante e pós pandemia, é promover a união da comunidade para estimular o desenvolvimento da geração de renda entre os próprios moradores, assim formando uma grande rede de cooperação.

Site: www.mercadohelipa.com.br

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você