COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto Social Sapiência do grupo 1 da turma 32 do CEO do Futuro

Projeto Social Sapiência do grupo 1 da turma 32 do CEO do Futuro
Rafis Martins
jul. 12 - 6 min de leitura
020

“O seu conhecimento acadêmico chega na periferia?” Foi com essa pergunta que iniciamos o processo de desenvolvimento do projeto Sapiência, uma curadoria de informações que visa apresentar aos jovens periféricos meios e maneiras para ingressar no ensino superior, além de trazer dicas e parcerias para que o caminho dessas pessoas até a universidade seja menos traumático.

 

 

Como visto no vídeo acima, o abismo social que separa um jovem da periferia da escola é enorme e quando falamos de uma universidade é imensurável. Ainda que existam políticas como cotas sociais e raciais que possuem o papel de reparação histórica e contribuem para a inserção desse grupo no meio acadêmico, isso não é suficiente, afinal, essas informações não chegam na favela. Te proponho um exercício: vá até uma escola pública da periferia de São Paulo e questione para os estudantes o que é o ENEM, a maioria deles não saberá te responder e, sim, é a sua obrigação ficar assustado com isso. Essa negativa existe devido as medidas protocoladas pelo Ministério da Educação serem necessárias, mas não efetivas porque pouco adianta criar o Exame Nacional do Ensino Médio se não existe um canal direto com as comunidades para explicar como ele funciona, por exemplo. Esse canal que faltava é o projeto Sapiência.

Sapiência, em tradução literal, significa grande acervo de conhecimento e isso traduz todo o nosso projeto. Ao longo de pouco mais de três meses, fizemos infinitas pesquisas, conversamos com alguns moradores de Heliópolis, falamos com jovens periféricos que conseguiram terminar a graduação, além de entrevistarmos educadores e psicólogos a fim de entender a jornada desses alunos para criar algo que de fato atendesse as suas necessidades. O resultado é uma curadoria que reúne diversas informações sobre vestibulares, primeiro emprego e projetos que ajudam esses jovens a permanecerem nas universidades, além de dicas culturais e cursos livres e profissionalizantes para facilitar a entrada dessa galera no mercado de trabalho. Está curioso para saber como comunicamos essas informações? Eu te conto!

Para nos assegurarmos que nosso público receba e usufrua desse conteúdo, criamos uma página no Instagram onde compartilhamos pílulas de conhecimento e informações pertinentes sobre bolsas de estudos, processos seletivos e datas de vestibulares; e desenvolvemos um e-book que reúne tudo isso de maneira interativa e completa.

 

 

Para o e-book, tivemos o cuidado de pensar na jornada que esses jovens vivenciam:

CAPÍTULO 1: Oi, eu sou um amigo! – Para gerar identificação, criamos uma carta de apresentação, onde eu, anonimamente, apresento a minha história e convido o leitor a embarcar nessa jornada.

CAPÍTULO 2: Tudo sobre faculdade – Desenvolvemos um teste vocacional para que esses jovens tenham um ponto de partida sobre o curso ideal, fizemos uma seleção de cursinhos pré-vestibulares, bibliotecas públicas e canais no Youtube para eles procurarem apoio e conseguirem estudar, além de apresentarmos o ENEM, os vestibulares de universidades particulares e darmos dicas para que eles consigam se manter na graduação e conquistem o primeiro emprego.

CAPÍTULO 3: Não passei, e aí? – Existe a parcela que não consegue passar no vestibular de primeira e apesar de sabermos que isso é normal, esses jovens precisam ser confortados e apresentados a outras maneiras de estudar. Nesse capítulo, mostramos os cursos técnicos e profissionalizantes.

CAPÍTULO 4: Extracurricular – Aqui apresentamos os cursos que são de áreas especificas, como Cinema e Design, e que possuem incentivo para que esses jovens estudem, como um valor financeiro. Ainda trazemos uma história inspiradora de uma aluna periférica que está conquistando o mundo através dos estudos, vale a pena conferir!

CAPÍTULO 5: Para ir além! – Encerrando a jornada, convidamos esses jovens a aprofundarem seus conhecimentos em diversas áreas: trazemos dicas culturais, planejamento financeiro e até cultura pop. Queremos que nosso público conheça e esteja preparado para o mundo.

 

 

Incrível o conteúdo, né? Mas será que ele realmente atende as necessidades do Antony, nossa persona que apresentamos lá no início? Sim! Para entender a eficácia do Sapiência, voltamos a conversar com estudantes, educadores e psicólogos, apresentamos o e-book e tivemos o melhor resultado: eles amaram! Ainda recebemos feedbacks espontâneos vindos da nossa página no insta e você pode conferir alguns desses comentários cheios de amor:

 

 

 

Se ouvir que nosso projeto poderia ter mudado a vida de alguém ainda não te convenceu que ele é eficiente, eu vou te apresentar alguns números que vão te deixar de boca aberta.

Em uma semana do lançamento do E-book, tivemos mais de 40 downloads e uma taxa de conversão de 51%. No Instagram, alcançamos 194 seguidores, temos alto engajamento e nossa primeira live foi assistida por mais de 130 pessoas. Incrível!

Hoje, pós CEO, continuamos com o projeto e já temos parcerias para mantê-lo ativo. Além do calendário de conteúdos que estamos programando e de parcerias que ainda estão em negociação, firmamos um laço com a ASPECTOS ACADEMY com o propósito de transformar a vida das pessoas através do conhecimento e estamos desenvolvendo um curso online para jovens periféricos TOTALMENTE GRATUITO que visa envolvê-los em uma jornada pessoal para levá-los além. Sobre o e-book, já tem nova edição vindo aí! Com as mudanças no calendário de vestibulares, iremos atualizar o material e vamos incluir o trabalho de artistas gráficos periféricos, está liberado ficar ansioso, aguarde!

Gostou e quer ver o nosso pitch sobre o projeto? Assista:

 

 

Quer saber mais sobre o Sapiência? Acesse o nosso Instagram e fique por dentro de tudo que estamos preparando. Se quiser nos ajudar, envie um e-mail para: grupo1.vimver2020@gmail.com e mande a sua proposta, precisamos de pessoas e empresas engajadas! E, claro, se quiser o nosso e-book, clique aqui!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você