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Projeto Social Voa Helipa do grupo 2 da Turma 32 do CEO do Futuro

Projeto Social Voa Helipa do grupo 2 da Turma 32 do CEO do Futuro

Projeto Social Voa Helipa

O problema

Um estudo realizado pelo projeto Observatório De Olho na Quebrada, ligado à União de Núcleos e à Associação dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas) relatou que 68% dos moradores de Heliópolis já tiveram perda de renda após início da crise do coronavírus, sendo que 19% desses entrevistados já não contam com nenhuma forma de renda. Segundo IBGE, o Brasil bateu um récorde em 2019, mas um recorde não muito legal, avançamos para 41,3% o número de trabalho informal. A UNAS também nos trouxe que 10% apenas da população de Heliópolis trabalham de carteira assinada. Dessa maneira, insatisfeitos com esses números fomos prospectar e ouvir a comunidade de Heliópolis que através de uma escuta ativa centralizamos a problemática em falta de geração de renda, de capacitação profissional e de desenvolvimento pessoal.

A solução

Através de uma chuva de ideias levantamos como possíveis soluções um programa de mentoria, ou talvez uma capacitação profissional, ou então um compartilhamento de conhecimentos para auxiliar alguns empreendedores locais. Dessa maneira, juntamos essas três soluções em uma só, o Voa Helipa. Um programa de mentoria que tem por objetivo conectar pessoas de Heliópolis, que sonham em empreender ou melhorar o seu negócio, com mentores voluntários que já possuem experiências e irão auxiliá-los nesse processo de empreender. O nosso processo consiste primeiro em um preenchimento do formulário em nosso site; depois ouvimos os seus interesses e dificuldades; fazemos então a conexão com o mentor cadastrado que mais atende às necessidades do aluno; enviamos ao mentor o briefing do aluno com o guia do mentor Voa Helipa; o mentor então entra em contato com o aluno e agendam seus encontros para co-criação de soluções para o empreendimento; finalizando com uma gestão de continuidade através de feedbacks. As macro-áreas que atendemos no momento são: desenvolvimento pessoal, gestão financeira, marketing, aspectos legais e gestão de pessoas.  

O mercado

O nosso mercado são aqueles 90% da população de Heliópolis que não tem carteira assinada, que possuem trabalho informal como exemplo: diaristas, perueiros, cuidadores de idosos e de crianças, comerciantes, marceneiros, trabalhadores de gráficas entre outros, onde muitos tornaram-se desempregados devido a crise do coronavírus.Dessa maneira, nossa persona é o Helio Lopes, de 30 anos, desempregado, que sonha em empreender mas falta de conhecimentos em ferramentas e materiais para a execução de um empreendimento.

O produto

O nosso protótipo foi a criação do site Voa Helipa, um site com slogan chamativo, explicando quem somos, onde atuamos , o que é uma mentoria e como vai funcionar o seu processo. Desse modo, se a pessoa se interessa  em ajudar o próxima clica em mentor que a levará para um simples formulário; já se a pessoa quer abrir seu negócio ou desenvolvê-lo clica em aluno que a levará para um outro formulário. Então, nossa validação da proposta foi a criação do site unificando toda a ideia. Com o site de protótipo, testamos através de diversos feedbacks que foram inseridos na matriz de feedback. Para validação levantamos se a pessoa entendia  a proposta do site, se o formulário tinha fácil acesso, se estava claro o que é uma mentoria, se era de fácil entendimento, como se inscrevia, se sentia-se confortável com a ferramenta, se entendeu o processo, se ficou claro onde atuamos, finalizando com sugestão de melhoramento do site e melhoramento do formulário. Dessa maneira, colhemos todos os feedbacks e fizemos os ajustes e melhoramentos necessários em nosso site. 

o lançamento

Nossa estratégia para lançar o nosso projeto no mercado foi no facebook com a criação de página e impulsionamento de postagem para um maior alcance de pessoas de Heliópolis; no instagram com a criação de um perfil com uma identidade visual a fim de captar mais mentores voluntários; criamos também um linkedin para o projeto, para maior visibilidade e maior alcance de mentores; e além de toda essa prospecção pelas redes sociais fizemos uma prospecção ativa por telefone, como o telemarketing, para maior alcance de alunos para a mentoria. Hoje, também atingimos mídias tradicionais como rádio e televisão.

O Voa Helipa alcançou em seu banco de dados 60 mentores voluntários super dispostos a ajudar e 12 alunos inscritos em nossa mentoria, sendo alguns já empreendedores e outros que querem empreender, com média de idade de 30 anos. Em nossas redes sociais tivemos 490 visitas, 285 visitas em nosso instagram e 2361 pessoas alcançadas com nosso impulsionamento. 

O pitch


O que se compartilha se multiplica! #JUNTOSPORHELIPA
Venham saber mais do Voa Helipa, confira os links abaixo!

Site: https://www.voahelipa.com/ 

Redes Sociais: instaface,linkedin 

 

 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
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