COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

QUAL A PROBABILIDADE?

QUAL A PROBABILIDADE?
Zhang Yi Ling
jan. 17 - 2 min de leitura
000

No final do ano passado, o prêmio de R$ 325 milhões foi divido entre duas pessoas que acertam a sequência de seis números da mega da virada. A probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860. Chamamos de probabilidade algo incerto, algo ligado a sorte, chance, dúvida entre outros sinônimos para o desconhecimento de um resultado exato.

As frequências relativas, ou a divisão das partes pelo todo são estimativas de probabilidades de ocorrência de certos eventos de interesse, e é um número sempre entre 0 e 1. 

Imagine agora uma moeda, ela tem dois lados, é cara ou coroa. Desde que seja honesta, isto é, não há uma tendência de dar mais caras que coroas e vice-versa por alguma alteração na moeda, sabemos que a probabilidade de dar cara ou coroa é de 50% ou 1/2. Mas, de onde veio esse número?

Se fizemos o experimento do lançamento da moeda e registrarmos em um gráfico a quantidade de vezes que deu cara, isto é, o número de caras dividido pelo número de lançamentos. Perceba que a medida que o número de lançamento aumenta, a tendência da proporção de caras converge para 0,5. O mesmo se daria se tivéssemos optado pela coroa.

Ao lançar apenas uma moeda, já sabemos os dois possíveis resultados. O conjunto dos resultados é chamado de espaço amostral, e é representando pela letra ômega do alfabeto grego:  Ω

Ω (Espaço amostral) = {C,K}  , sendo C = coroa e K = Cara

P(C) = P(K) = 1/2 , sendo P(C) = probabilidade de C e P(K) = probabilidade de K

Caso tivéssemos lançado duas moedas ao mesmo tempo, os resultados possíveis seria os pares: (C,C), (C,K), (K,C), (K, K). E sua representação seria:

Ω = { (C,C), (C,K), (K,C), (K, K) }

Nesse caso temos quatro pares, a probabilidade de um possível resultado do espaço amostral é de 1/4.

E assim por diante se tivéssemos lançado três, quatro ... 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você