COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quer ajudar sua empresa à vencer num mundo VICA?

Quer ajudar sua empresa à vencer num mundo VICA?
Robson Del Fiol
dez. 3 - 4 min de leitura
000
Em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, ou seja, VICA, como sua empresa poderá ser bem-sucedida se aproveitando da forma como as startups trabalham em termos de inovação e rupturas desejadas e indesejadas?

Gestores de empresas de todos os tamanhos e tipos, com certeza devem concordar com o fato: As startups chegaram para ficar e estão mudando muito o estado das coisas. Muito provavelmente não vamos retroceder e voltar a ser como era no antes de sua chegada. Dito isso, você deve se perguntar se sua indústria é a bola da vez, ou seja, que será ameaçada pela chegada das startups.

Acredito que tenho boas e más notícias (um pouco ambíguo, eu sei). A boa notícia é que sua empresa pode aprender e buscar a inovação estratégica como um caminho para o futuro em direção à uma diferenciação das empresas que estão "em compasso de espera". A má notícia do outro lado, é se você ficar parado esperando para ver se as coisas vão melhorar por conta própria, estará dando uma sentença de morte certa para sua vaca leiteira.

O que fazer então para capturar essas oportunidades e buscar neutralizar as constantes ameaças? Compartilho quatro ações bem fáceis de executar que pode ajudar sua empresa.

Escute os sinais fracos do mercado. Saia da sua sala com ar condicionado e vá visitar clientes, concorrentes, vá para feiras e eventos, assista alguns vídeos no YouTube, leia todos os dias. Veja se existem concorrentes maiores/menores que você fazendo anúncios de novidades, novos produtos, investimentos e principalmente guarde todas as informações coletadas em um lugar (banco de dados) de fácil acesso!

Colete dados disponíveis na internet por meio de uma estratégia de big data e crie seu próprio banco de dados para fazer cruzamentos com suas bases internas e buscar padrões e tendências. Será que seus clientes continuam comprando da mesma forma? Analisar os dados de comportamento de consumo e lealdade de seus clientes por meio de uma organização e cruzamento consistente de feedback de seus clientes, receitas e rentabilidades e vai ajudar a entender, por exemplo, qual o perfil do cliente que abandona sua empresa e porque ele o faz.

Crie um programa de aproximação com startups de forma que sua empresa seja capaz de contratar seus produtos e serviços, e abrir espaço para que exista uma conversa entre os fundadores e seus executivos para ajudar a entender como eles pensam o mundo. Com isso você verá que existe uma diferença considerável em termos de visão de mundo entre seu time e o time das startups. Assim, você poderá se atualizar mais rapidamente e sua empresa encontrará melhorias rápidas em vários de seus processos de negócios por meio desta aproximação.

Monte um mapa estratégico para adoção de inovações estratégicas e incrementais e também disruptivas para ajudar a alavancar sua empresa de forma que a perpetuidade e competitividade sejam asseguradas à medida que sua empresa inova e se destaca frente aos demais.

Por fim, busque trazer um fundador de startup com uma espécie de mentor para seu negócio, mesmo que ele não conheça bem o seu negócio, isso não é um problema. Pois em geral, os fundadores de startups são pessoas que acompanham muito de perto tendências tecnológicas e estão sempre buscando formas de tornar suas ideias em projetos viáveis e sua empresa pode se aproveitar destas ideias e projetos se for estratégico.

Se sua empresa estiver em busca de inovar e colaborar com startups, saiba que vocês estão no caminho certo na minha opinião.

Por Robson Del Fiol publicado originalmente no Linkedin.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você