COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Roda da Vida

Roda da Vida
Pâmela Neder
set. 12 - 6 min de leitura
060

A Roda da Vida é um sistema de avaliação pessoal que tem como objetivo avaliar o nível de satisfação geral em relação a cada setor da nossa vida, ajudando a encontrar um equilíbrio entre todos eles.

Criado na década de 60 por Paul J. Meyer, um americano de origem humilde, que cresceu durante a Grande Depressão e foi paraquedista na Segunda Guerra Mundial. Aos 27 anos, tornou-se milionário comandando duas seguradoras e sua combinação de motivação e persistência o levou a ser um dos palestrantes de maior sucesso nesta área. Ele é autor do livro "25 Chaves para o Sucesso".

The Paul J. Meyer Personal Success Plan | Gloria Houghton | Pulse ... |  Personal success, Succession planning, Success

A ferramenta consiste num círculo dividido em seções que representam as áreas fundamentais da vida. O número de áreas pode variar entre 7 e 12 de acordo com o método. Com o modelo em mãos (que você pode baixar aqui), determine seu nível de satisfação, ou quanta atenção tem dedicado a cada um dos setores, numa escala de 0 a 10.

Isso permite uma visão sistêmica de sua vida, identificando aspectos mais relevantes e aqueles que precisam de mais atenção. A partir daí, escolhe-se um deles para focar de cada vez, chamado de alavanca. É interessante observar que existe sinergia entre as áreas, então trabalhar um aspecto que teve avaliação mais baixa, com consistência, irá influenciar o resultado de todos os outros.

A ferramenta é dinâmica e, uma vez definida a alavanca, não deve ser guardada em uma gaveta. O ideal é revisá-la de seis em seis meses para verificar os avanços e a necessidade de "recalcular a roda".

As 12 áreas da roda da vida

Roda da Vida Totalmente Automatizada e Customizável - Aprimorum  Desenvolvimento e Capacitação Humana e Corporativa - ME - learn a new skill  - Software, Downloadable programs | Hotmart

Tradicionalmente, a roda da vida possui 12 setores para avaliação. Eles podem, no entanto, ser substituídos dependendo do objetivo do exercício. Veja a seguir como esses aspectos podem ser trabalhados, de acordo com a SBCoaching:

1. Saúde e disposição (Pessoal)

Essa parte da roda diz respeito a sua situação de saúde atual. Aqui deverão estar inclusas avaliações sobre a saúde física, mental e emocional. Esse setor também leva em conta os níveis de disposição e motivação.

2. Desenvolvimento intelectual (Pessoal)

Aqui será avaliada a sua satisfação com o quanto você sabe e o quanto tem aprendido. Exercitar sempre o intelecto, afinal, ajuda a manter o foco e desenvolver novas habilidades que serão necessárias no seu caminho para o topo.

3. Equilíbrio emocional (Pessoal)

Trata-se de uma avaliação sobre o quão equilibradas estão suas emoções durante o dia ou se você experimenta muitas oscilações. Principalmente, é importante refletir se você lida bem com suas emoções (positivas e negativas) e consegue mantê-las sob controle, evitando explosões, por exemplo. O setor pessoal inclui a saúde e disposição, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional.

4. Realização e propósito (Profissional)

Falando sobre sua profissão, o quanto você se sente realizado? Esse setor avalia seu senso de propósito e realização profissional, se você está feliz com seu ramo de atuação e emprego atual e se ela é condizente com seus valores e projetos de vida.

5. Recursos financeiros (Profissional)

Como está o setor financeiro na sua vida? Você sente que está ganhando dinheiro o suficiente para manter seu padrão de vida e investir na sua auto melhora? Os seus ganhos financeiros estão compatíveis com as suas habilidades e entrega de valor à sociedade? Todos esses fatores deverão ser avaliados nesta seção.

6. Contribuição social (Profissional)

Essa parte da roda está destinada à percepção do quanto sua atuação profissional contribui para a sociedade. Gerar um impacto positivo na vida das outras pessoas é um fator importante para a satisfação pessoal, deve-se refletir sobre o impacto que suas ações e seu trabalho possuem no mundo. O setor profissional fala da realização e propósito, contribuição social e dos recursos financeiros

7. Família (Relacionamentos)

A família é o núcleo social com o qual possuímos o maior tempo de convivência. Por isso, é muito importante pensar sobre as qualidades dessas relações e sobre como elas impactam no nosso dia a dia.

8. Desenvolvimento amoroso (Relacionamentos)

A intimidade amorosa é importante para nosso senso de satisfação e realização pessoal. Dessa forma, essa seção do círculo está destinada à avaliação dos seus relacionamentos, além da sua autoestima e relação consigo mesmo.

9. Vida social (Relacionamentos)

Possuir uma rede de amigos e sentir-se pertencente a um grupo social também é essencial para uma vida equilibrada e plena. Aqui, você deverá avaliar sua satisfação com seu grupo de amigos e colegas, o quanto tempo possui para passar com eles e se esse tempo é utilizado com qualidade. O setor de relacionamentos engloba a família, vida social e relacionamentos amoros.

10. Criatividade, hobbies e diversão (Qualidade de Vida)

Se divertir, descansar e se dedicar a coisas que você ama é fundamental para manter a qualidade de vida. Afinal, por mais que você goste do seu trabalho, ele ainda é uma obrigação: sua cabeça precisa de tempo para relaxar. Aqui, você deve avaliar se tem tempo para fazer o que gosta, se pode exercer sua criatividade e se tem acesso à entretenimento e relaxamento.

11. Plenitude e felicidade (Qualidade de Vida)

A plenitude é o sentimento de contentamento que surge em pessoas que sabem que estão aproveitando suas vidas. Você sente que sua vida tem um propósito, que está sendo vivida com qualidade? Qual é o seu senso de organização sobre sua vida e suas emoções? Nesse setor da roda, você avaliará seu nível de autoconhecimento, felicidade e senso de propósito.

12. Espiritualidade (Qualidade de Vida)

A espiritualidade não precisa estar, necessariamente, ligada à religião (embora a religião possa ser considerada uma forma de espiritualidade). Esse campo da Roda da Vida se refere à reflexão sobre aquilo que transcende a realidade. Trata-se de descobrir o que espiritualizada significa para você e avaliar qual é o impacto que isso está tendo na sua vida.


Você já conhecia a Roda da Vida? Como você acha que ela pode colaborar para seu autoconhecimento?

Essa é uma comunidade colaborativa e seria ótimo ter você como mais um elo nesta corrente do bem. Deixe um comentário e contribua com suas ideias!

Um grande abraço, obrigada pela leitura e vamos juntos nessa jornada! 


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você