COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Roda da Vida: Como alcançar todos seus objetivos através de uma ferramenta de autoconhecimento

Roda da Vida: Como alcançar todos seus  objetivos através de uma ferramenta de autoconhecimento
Larissa Lemos
jul. 24 - 3 min de leitura
010

Ferramenta de autoconhecimento muito eficaz

O autoconhecimento é algo muito importante para qualquer pessoa. E muitas perguntas precisam ser respondidas para alcança-lo.

O que significa, para você, ter sucesso? O que precisaria para que você alcance uma vida plena? Que estrategia é preciso tomar para evitar o automatismo do dia a dia e sermos felizes em todas as áreas de nossas vidas:  família, finanças, saúde, relacionamentos afetivos e bem-estar? 

Para te ajudar nesta missão, gostaria de apresentar a ferramenta Roda da Vida, que é uma ferramenta, simples, mas muito eficaz de avaliação pessoal. A partir dela, conseguimos analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir melhor equilíbrio.

Agora que já sabemos o que é a Ferramenta Roda Vida, vou te mostrar como ela funciona!

1º Passo - Dívida sua vida em categorias 

Tu podes comer um elefante um bocadinho de cada vez - 

Mary Kay 

Para começar, você precisa dividir um círculo com as áreas de sua vida que você considera mais importantes, preferencialmente separando em seis ou oito categorias.  Algumas destas categorias podem ser:  Família, Carreira, Finanças, Saúde, Espiritualidade, Educação, Amigos, Cultura e Amor - mas sintam-se a vontade para categorizar da sua maneira. 

2º Passo - Dê nota para cada uma das áreas da sua vida 

“ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia” – Demin

Após concluído o Passo 1, reflita sobre quanto esforço esta sendo investido em cada área da sua vida e dê uma nota de 0 a 10. Para exemplificar, vamos analisar a categoria Carreira - avalie quanto o seu trabalho atual te traz satisfação, se você se sente realizado com as atividades que esta realizando, se sente que o ambiente em que esta inserido te faz evoluir. 

Já na categoria Família, avalie sobre sua relação com seus familiares e sobre a frequência de dialogo e interações. 

Então, ao terminar de pontuar cada uma, ligue os pontos. O desenho final obtido é um panorama holístico do momento que você está vivendo.

3º Passo - Refletia e aja! 

 Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. - Confúcio 

Com os resultados em mãos, avalie se os resultados obtidos te deixa feliz ou você sente que alguma coisa precisa ser ajustada?

O objetivo deste ultimo passo é refletir sobre a atenção que esta dando para cada área da sua vida. Faça um segundo circulo que correspondam ao equilíbrio ideal, avalie o gap entre os dois círculos e defina um plano de ação. 

Lembre-se de revisitar sempre esta ferramenta, reavalie sua Roda da Vida periodicamente para monitorar seu avanço ou possíveis mudança de plano. 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você