[ editar artigo]

SÉRIES TEMPORAIS

SÉRIES TEMPORAIS

 

O índice da bolsa de valores atingiu 120.636,39 hoje, entretanto comparado ao ano passado, percebemos uma melhoria, e essa perspectiva só seria possível, através de um gráfico de séries temporais.  

 

As séries temporais são observações feitas de maneira sequencial ao longo do tempo, isto é, a ordem dos dados importa porque as observações vizinhas são dependentes e o interesse é analisar e modelar essa dependência. Mas, antes de modelar é necessário entender e analisar o comportamento das séries, isto é, a sua sazonalidade e tendência.

Veja na seguinte imagem:

No primeiro retângulo, temos a série original, no segundo retângulo a componente de tendência (a reta que aumenta ou diminui), no terceiro retângulo a componente de sazonalidade (um padrão que tende a se repetir durante um determinado período) e por fim o erro aleatório ou resíduo (Capta todos os efeitos que não foram incorporados pelos outros componentes).

Alguns comportamentos possíveis da curva de sazonalidade:

 

Agora é a sua vez, me diga a qual dos tipos de curva acima, a seguinte série temporal pertence. Basta comentar com o nome do tipo da curva de sazonalidade nos comentários :)

 

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Zhang Yi Ling
Zhang Yi Ling Seguir

Chinês, estatístico, cientista de dados, coach, escritor, apaixonado por educação, curioso, audaz, determinado, trabalha com os números, mas gosta das pessoas ;) #sevocepodesonharvocepoderealizar

Ler conteúdo completo
Indicados para você