COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SÉRIES TEMPORAIS

SÉRIES TEMPORAIS
Zhang Yi Ling
jan. 20 - 1 min de leitura
000

 

O índice da bolsa de valores atingiu 120.636,39 hoje, entretanto comparado ao ano passado, percebemos uma melhoria, e essa perspectiva só seria possível, através de um gráfico de séries temporais.  

 

As séries temporais são observações feitas de maneira sequencial ao longo do tempo, isto é, a ordem dos dados importa porque as observações vizinhas são dependentes e o interesse é analisar e modelar essa dependência. Mas, antes de modelar é necessário entender e analisar o comportamento das séries, isto é, a sua sazonalidade e tendência.

Veja na seguinte imagem:

No primeiro retângulo, temos a série original, no segundo retângulo a componente de tendência (a reta que aumenta ou diminui), no terceiro retângulo a componente de sazonalidade (um padrão que tende a se repetir durante um determinado período) e por fim o erro aleatório ou resíduo (Capta todos os efeitos que não foram incorporados pelos outros componentes).

Alguns comportamentos possíveis da curva de sazonalidade:

 

Agora é a sua vez, me diga a qual dos tipos de curva acima, a seguinte série temporal pertence. Basta comentar com o nome do tipo da curva de sazonalidade nos comentários :)

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você