COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o significado de ser um CEO: definição, habilidades

Qual o significado de ser um CEO: definição, habilidades
CEO do Futuro
jun. 30 - 7 min de leitura
000

Entenda o que é CEO, como ele transforma empresas e as habilidades necessárias para se tornar um CEO do Futuro.

Em um mundo onde todo mundo aspira se tornar seu próprio patrão, as necessidades e demandas em torno dos líderes de negócios estão em constante transformação.

Neste artigo vamos deixar claro o que é ser um CEO, da definição às habilidades, quais são as exigências e qualificações necessárias para se tornar um CEO e como o CEO do Futuro pretende formar pessoas para desempenhar essa função com excelência no futuro:

  • Definição de CEO

  • Funções do CEO

  • Cultura, valores e comportamento da empresa

  • Os CEOs das grandes empresas

  • Habilidades do CEO do Futuro

Preparado para se tornar um CEO do Futuro?

Então, vamos lá!

Definição de CEO

CEO é a sigla inglesa para Chief Executive Officer, que significa Diretor Presidente em Português. O CEO surgiu com a globalização e da necessidade de se ter uma pessoa responsável pelas estratégias e visão das grandes empresas no mercado internacional. O CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, sendo então responsável pelas estratégias e visão da empresa.

Geralmente o CEO é nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa. Existem vários exemplos de CEOs famosos, listados no tópico mais abaixo, que alcançaram reconhecimento com o desenvolvimento de produtos inovadores e das estratégias tecnológicas da empresa.

Como o CEO é fundamental para entender e levar a empresa a diferentes culturas e necessidades mundialmente, ou seja, empresas multinacionais, não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO. Nesses casos, as empresas, quando não têm um CEO, têm um Diretor Geral para ficar à frente da empresa e dar direcionamentos.

Funções do CEO

O CEO é responsável por definir a visão e a missão da empresa e por criar e tomar decisões estratégicas que colaborem para seu crescimento. Outra função é representar e gerenciar a organização, ser um embaixador da marca e tornar público o seu posicionamento de mercado frente aos clientes, colaboradores, sociedade, concorrentes, fornecedores, ou seja, a todos os seus stakeholders.

Tanto as estratégias de ação quanto a visão geral da empresa estão sob sua responsabilidade e são aprovadas periodicamente pelos conselheiros da empresa, que ajudam a entender o mercado, dão suas visões e ajudam o CEO a tomar decisões mais assertivas.

Essas são as três funções dos CEOs:

  • Definir estratégia e direção

  • Modelar a cultura, os valores e o comportamento da empresa

  • Alocar de capital para as prioridades da empresa

Por isso, o CEO precisa ter consciência organizacional e de mercado para dirigir a empresa de acordo com influências externas e internas, diferentes culturas e necessidades, sempre com foco em trazer um diferencial e inovação ao mercado em que está inserido para alcançar o sucesso e trazer retorno aos stakeholders.

Quem é o CEO da…?

Para entender melhor o trabalho, as funções e a transformação que um CEO pode fazer em uma empresa, vale seguir de perto o que fazem os principais CEOs de grandes empresas de tecnologia. Os CEOs convidados, do CEO do Futuro, também têm muito para agregar nas suas descobertas.

Escolha o seu preferido e veja como se tornaram CEOs e o quanto estão transformando as empresas em que estão no momento:

  1.   Mark Zuckerberg – Facebook
  2. Tim Cook – Apple

  3. Lary Page – Google

  4. Steve Ballmer – Microsoft

  5. Marissa Mayer – Yahoo!

  6. Larry Ellison – Oracle

  7. Brian Krzanich – Intel

  8. Oh-Hyun Kwon – Samsung

  9. Kevin Systrom – Instagram

  10. Dick Costolo – Twitter

  11. Ben Sibermann – Pinterest

  12. Jeff Bezos – Amazon

  13. Virginia Rometty – IBM

  14. Stephen Elop – Nokia

  15. David Karp – Tumblr

O CEO do Futuro: habilidades e atitudes

Criar o Storytelling

Para ajudar uma empresa a seguir um caminho novo, metas e números não são suficientes. É necessário criar uma narrativa sedutora que venda através de um propósito.

Englobar diversidade

Quando se pensa em empresas multinacionais, é preciso estar aberto a diferentes culturas e, para isso, a diversidade tem de estar presente nas equipes. Com isso, o CEO do Futuro não deve apenas ser capaz de dar as diretrizes, mas também saber fazer as perguntas certas a sua equipe composta por pessoas de diferentes culturas, vivências e visões de mundo, para que juntos possam encontrar respostas inovadoras.

Ser multitarefa

Ter a capacidade de se adaptar a diferentes ideias, tarefas, atividades e responsabilidades ao mesmo tempo é mais uma entre as habilidades de liderança que serão exigidas do CEO em um futuro próximo. Essa habilidade é classificada como multitarefa. Para isso, o CEO do Futuro tem de estar aberto a opiniões e dar flexibilidade à sua equipe, bem como estar disposto a aprender e mudar quantas vezes forem necessárias.

Ter resiliência

É fundamental que o CEO do Futuro tenha a capacidade de enfrentar adversidades, oferecer soluções e ver crises como oportunidades. O mundo dos negócios está mudando e em uma velocidade exponencial, e é por isso que os CEOs precisam enxergar o futuro, antecipar o que está por vir e ajustar modelos de negócios de acordo com as necessidades do mercado.

Aprender continuamente

O CEO está à frente de toda a empresa, ou seja, decide e participa de todas as tomadas de decisão da empresa. Com isso, as únicas constantes são mudança e adaptação, sendo que a melhor maneira de se adaptar é através da aquisição de novos conhecimentos relacionados à indústria e ao mercado de atuação da sua empresa e do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao produto ou serviço que a empresa vende.

Interagir nas redes sociais

O CEO tem de marcar presença onde todos estão: nas mídias sociais. Ao compartilhar conteúdo, você gera mais engajamento, ao mesmo tempo em que promove maior transparência, fortalece as conexões com possíveis clientes, com o setor e com a mídia em geral, bem como consegue ouvir e sentir o mercado e as demandas dos acionistas. Além disso, se torna mais humano e próximo dos clientes, e melhora o seu relacionamento com a marca.

Focar nos resultados

Todas as ações do CEO têm de estar alinhadas com o resultado estipulado pelos stakeholders no curto, médio e longo prazo. As outras habilidades e atitudes essenciais têm o foco em melhorar o resultado do seu trabalho com suas equipes, otimizar os recursos, trazer inovação e surpreender clientes.

Por Fabio El Beck, Nomade Digital, Palestrante, Mentor, Redator e Parceiro de Contéudo do CEO do Futuro.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você