[ editar artigo]

Correspondência para o futuro

Correspondência para o futuro

Na última semana, nós alunos da Academia de Talentos da Turma 33, fomos estimulados a desenhar uma visão para 2025 e compartilhá-la com os colegas de grupo ou nas redes sociais. Este tópico é frequente em conversas corriqueiras, abordado em muitas entrevistas de emprego e de suma importância em qualquer fase da vida.

Não por acaso, uma das perguntas mais comuns durante a infância é "O que você quer ser quando crescer?". Sabemos que o primeiro passo para chegar a um destino é defini-lo. Notei pela minha experiência pessoal e conversa com os colegas que fazer esta autorreflexão e visualizar o próprio futuro pode causar bastante desconforto, principalmente quando não existe clareza suficiente ou se projeções feitas no passado não se concretizaram e deixaram traumas.

Pin em Refletindo...Sábias palavras do gato Cheshire. 

Para este propósito, escrever uma carta para o nosso "eu futuro" pode ser esclarecedor. Esse exercício pode trazer muito valor para nossas vidas, uma vez que permite que nos conheçamos melhor. À medida que vivemos, tendemos a esquecer muitas decisões, promessas e projetos. Às vezes cometemos erros que não queremos repetir e eventualmente persistimos neles.

Cartas para nosso eu são como máquinas do tempo. Os anos passam e no momento em que as lemos, mergulhamos nessa realidade passada. Percebemos o quanto mudamos desde sua escrita. Podemos lembrar de algo realmente importante e valioso que estava esquecido. Independente se isso nos fizer rir ou chorar, será uma experiência valiosa.

Você gostaria de escrever uma carta para o seu eu futuro, mas não sabe por onde começar? Vamos às dicas:

Questione-se

Que lições aprendi até agora? Que metas eu alcancei?  Como diz o antigo bordão, estamos "vivendo e aprendendo". Por que não colocar isso no papel para absorver os ensinamentos? Neste artigo falo sobre a linha do tempo, uma ferramenta excelente para esta análise retorspectiva.

Quem me ajudou no caminho? Como eu fui grata? Às vezes estamos tão empenhados em alcançar o próximo objetivo que esquecemos de comemorar nossas vitórias e agradecer às pessoas que nos ajudaram.

Estou feliz? Talvez uma das perguntas mais importantes. Todos queremos ser felizes e às vezes esquecemos de parar por um segundo e aproveitar, seja as grandes ou pequenas coisas. Liste 30, 50, 100 coisas às quais quer agradecer.

O que é importante para mim? Estou empregando tempo suficiente nisso? A resposta a essa pergunta pode mudar com o tempo, por isso é útil refletir de vez em quando. Você vai ver se a correria não está lhe distanciando de si mesmx.

Cuido o suficiente da minha saúde e de mim mesmo? Nosso corpo é como um veículo. Se soubesse que vai ficar com um mesmo carro pelo resto da vida, como o trataria?

Escreva sobre suas crenças atuais

Conte ao seu futuro eu os seus valores e crenças atuais em áreas da vida como:

  • Família
  • Amigos
  • Saúde
  • Relacionamentos
  • Carreira
  • Espiritualidade
  • Finanças e Dinheiro

Em um próximo post, irei falar sobre a ferramenta Roda da Vida, que aborda de maneira processural a análise sobre cada um destes pilares.

Cheshire Cat

Defina coisas que você quer mudar no futuro

Esta é a parte mais importante da sua carta, que vai lhe auxiliar a processar sua experiência de vida e se tornar uma versão melhor de si mesmx. Algumas perguntas que podem nortear a reflexão:

  • Quais são meus objetivos para o futuro? 
  • Quais hábitos devo desenvolver? 
  • Que relacionamentos precisam de mais atenção e quais precisam ser dissolvidos?
  • O que devo excluir da minha vida? O que devo acrescentar à minha vida?

Guarde sua carta para abrir em uma data futura

Armazene sua carta de uma forma que você não será tentadx a lê-la antes do prazo, mas também de uma forma que não será esquecida. Você pode colocar em um envelope selado com a data em que escreveu, escondê-la bem e definir um lembrete no calendário na data em que deseja abri-lo (pode ser interessante colocar também o local onde você escondeu!).

Se você digitou sua carta em algum editor de texto, pode programar o envio do arquivo por email, para si mesmo em uma data futura.

Você pode utilizar o futureme.org, que possibilita escrever suas cartas para o eu do futuro e ler as cartas escritas por outros usuários  (em inglês).

Quanto esperar?

Isso depende de cada propósito. Podemos escrever uma carta para daqui um ano, três ou cinco anos. Você também pode fazer um plano para escrever uma nova carta de tempos em tempos.

E você, já escreveu alguma correspondência para o futuro? Já sabe quem deseja ser em 2025?

Essa é uma comunidade colaborativa e seria ótimo ter você como mais um elo nesta corrente do bem. Deixe um comentário e contribua com suas ideias!

Um grande abraço e vamos juntos nessa jornada! 

Partes deste artigo foram adaptadas do Bucket List Lourney.

COMUNIDADE CEO DO FUTURO
Pâmela Neder
Pâmela Neder Seguir

Apaixonada por ideias, cursos online e admiradora da natureza. Na busca pelo equilíbrio entre foco e multipotencialidade. Sommelier de cafezinho (sem açúcar).

Ler conteúdo completo
Indicados para você