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Parte 2 - Conheça os 5 principais gatilhos para formação de um hábito

Parte 2 - Conheça os 5 principais gatilhos para formação de um hábito

No ultimo artigo entendemos como um hábito é formado, você deve ter visto que os hábitos são “ativados” das mais diversas formas - agora vamos entender cada uma delas pode ajudar a avaliar sua própria rotina, usando-os a seu favor.

Há cinco grandes tipos de gatilhos que podem ativar rotinas - tanto positivas quanto negativas. Confira abaixo:

Gatilho nº 1: Tempo

Esta é a forma mais comum de ativar um hábito. Hábitos matinais são só um exemplo - acordar, pela manhã, geralmente ativa uma sequência de hábitos como ir ao banheiro, escovar os dentes ou tomar banho.

Se você prestar atenção, pode perceber que repete algumas tarefas de forma automática ao longo do dia - se levantando para pegar um snack no meio da tarde, por exemplo. Se estes são hábitos ruins, talvez você queira avaliar como você se sente neste momento do dia. Em muitos casos, seus hábitos são uma forma de sinalizar como você está se sentindo. A questão é: quando você entende por que este hábito retorna no mesmo momento todos os dias, fica mais fácil identificar uma outra rotina que possa substituí-lo.

Gatilho nº 2: Localização

Quem nunca entrou na cozinha e atacou o pote de biscoitos em cima da mesa, só porque estava na sua frente? A localização, ou o ambiente, é um dos maiores motores de comportamentos automáticos - embora seja frequentemente pouco reconhecido. Em muitos dos casos, nossos hábitos e comportamentos são simplesmente uma resposta ao meio que nos cerca.No entanto, gatinhos relacionados ao ambiente também são poderosos para comportamentos que desejamos criar ou incentivar.

Pesquisadores da Universidade de Duke descobriram que é mais fácil ter consistência em novos hábitos quando se está em uma localização diferente da habitual. Isso porque todos os ambientes em que você já está familiarizado (sua casa, seu escritório, sua sala de aula) já tem comportamentos e rotinas associadas. Assim, qualquer novo hábito precisaria ser sobrescrito sobre os já existentes. Por outro lado, em novos lugares, seria como ter uma folha em branco.

Gatilho nº 3: Algum acontecimento

Muitos hábitos são uma resposta a algo que acontece na sua vida. Olhar para o celular quando pisca uma notificação, pegar uma cerveja assim que começa o jogo de futebol, comer fora do planejado quando o dia é duro no trabalho, beber quando enfrenta algum problema durante a semana...Muitos acontecimentos podem funcionar como gatilhos para comportamentos e o mapeamento de tais gatilhos podem te ajudar a evitar ou modificar as rotinas que desencadeiam a partir deles.

Gatilho nº 4: Estado emocional

Você pode ter o hábito de mexer nas redes sociais quando está entediado; de se conceder um chocolate quando está estressado ou de roer unhas quando está nervoso. O estado emocional que precede o hábito é um gatilho muito comum para que engatemos em uma rotina.Embora as emoções sejam gatilhos comuns para nosso comportamento, para que elas possam ser utilizadas na criação de um novo hábito é fundamental que estejamos atentos e conscientes a quando elas acontecem. E isso é um exercício de Inteligência Emocional.

Gatilho nº 5: Outras pessoas

Um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine afirma que caso um amigo seu se torne obeso, suas chances de desenvolver obesidade aumentam 57%. Embora a estatística seja drástica, não deve ser uma surpresa que as pessoas com as quais você convive têm uma influência relevante em seus hábitos e comportamen

Compartilhe com a gente o que achou do post. Estes "gatilhos" te afetam, conhece mais algum? Agora que tomou ciência destas "deixas", sugiro que tome consciência das suas ações:  este gatilhos estão te atrapalhando? tem algo faz no automático e que não gostaria de fazer? Ou tem algo que não faz e gostaria? 

:) TO BE CONTINUED ... Tem parte 3!

Confira também a Parte 1 - Mas afinal, como um hábito é formado

Artigo baseado no treinamento de Produtividade Na Prática da Fundação Estudar.

 

 

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